A Vinted juntou a especialista britânica Lizzie Grant, fundadora da Declutter on Demand, e a dupla alemã Lena K. e Lisa W., autoras do livro A Bússola do Armário — o Seu Caminho para o Armário Cápsula, para darem alguns conselhos sobre como destralhar o armário e tirar melhor partido do espaço e das peças que ficam.
Lizzie Grant acredita que “a primavera é um ótimo período para se organizar o guarda-roupa. Com o tempo mais quente a chegar, sentimo-nos mais enérgicos para fazer as coisas, e à medida que as estações mudam, assim mudam as roupas a que precisamos de aceder no roupeiro.” Deixando por isso uma série de dicas, como não tentar organizar o armário todo de uma vez, mas sim por “categorias” de peças, para evitar que nos sintamos esmagados pela tarefa hercúlea que se avizinha e que o façamos de forma racional, pensando quais são as peças que já não usamos ou que já não nos favorecem.
O foco seguinte, segundo a britânica consultada pela Vinted, deve ser a organização do armário, para que fique funcional e facilmente encontremos o que procuramos, evitando a frustração e que o voltemos a desorganizar, para ir buscar uma peça que ficou pouco acessível.
“Se um item não tiver um espaço concreto que seja facilmente acessível, todo o guarda-roupa rapidamente ficará desarrumado e desorganizado. Concentre-se na organização da roupa de uma forma que se ajuste às suas preferências e estilo de vida. Por exemplo, pode querer organizar roupas por ocasiões — trabalho, informal, festa, formal, etc. — e/ou por cor. As regras básicas para organizar artigos são as seguintes:
· Armazenar artigos similares juntos
· Armazenar itens o mais próximo possível de onde os utiliza
· Certificar-se de que pode facilmente retirar e colocar itens de volta
· Medir os espaços, para garantir que armazena artigos em recipientes que caibam no espaço. Divisórias de gavetas, inserções de prateleiras e sacos de vácuo são ótimas maneiras de organizar e maximizar este espaço.”
Uma boa forma de arrumar pode ser o conceito de armário cápsula, explorado pelas especialistas alemãs Lena K. e Lisa W.
Segundo as autoras, “Um armário cápsula é um guarda-roupa com um número reduzido de peças de vestuário. No nosso caso, inclui cerca de 30-35 peças. É coordenado por cores, intemporal e oferece o maior número de combinações possível. E o mais importante: adequa-se a si, às suas necessidades pessoais e ao seu quotidiano individual. Consiste em criar, normalmente por estação, uma ou mais cápsulas de artigos de vestuário que cumprem os critérios anteriormente mencionados. Um armário cápsula também deve ajudá-lo a ficar em frente do seu armário e finalmente sentir: tenho quase exclusivamente roupas que adoro e que gosto de usar.”
O conceito do armário cápsula permite ao utilizador não só perder menos tempo diariamente, como reduzir a pegada ecológica, pensando mais e melhor antes de comprar uma nova peça de vestuário e conseguir destralhar o armário de forma eficiente e (quem sabe) ganhar algum dinheiro extra em plataformas como a Vinted.
Para quem tem dúvidas sobre como começar um armário cápsula, a dupla de especialistas recomenda: Para começar, o 10×10 Challenge é muito bom: 10 peças de roupa, 10 dias e uma nova roupa todos os dias. Com esta abordagem, escolha 10 peças de roupa que goste de usar e que combinem bem umas com as outras. O desafio é então o de criar novas combinações, durante 10 dias, com base nas peças selecionadas. Desta forma, pode testar o princípio da cápsula em pequena escala e, ao mesmo tempo, treinar a sua capacidade de combinar.