Na Pré-História o Homem já usava conchas, ossos e pedras para se adornar e proteger, mas também como um símbolo de estatuto. Mais tarde, depois da descoberta dos metais, as técnicas de joalharia aperfeiçoaram-se e, com elas, também o seu significado cultural se poliu. Enterrava-se ouro com os mortos e já no Antigo Egipto as joias de Cleópatra foram símbolos de riqueza e autoridade, sempre associadas ao culto do Belo. Na Idade Média começaram a atribuir-se significados às pedras preciosas – as pérolas eram símbolo de pureza, por exemplo.

Festiva e exuberante, ‘O Banquete’ surge como uma interessante reinterpretação da ourivesaria medieval, uma recuperação das formas e da iconografia da Realeza e Nobreza de 1400. “Curiosamente o meu interesse pelo tema começou com a princesa espanhola Catarina de Aragão, que depois se tornou rainha consorte de Inglaterra no início do Renascimento. Fui estudar as gerações anteriores e mergulhei neste universo mágico, exuberante e rico em detalhes e significados, que corresponde historicamente ao último período da Idade Média”, avança Juliana Bezerra.

“Isabel da Baviera foi uma das primeiras figuras icónicas da Moda – durante a Guerra dos 100 Anos usou a roupa, acessórios e sobretudo a joalharia para criar uma imagem de poder.” (Juliana Bezerra)

 A coleção surpreende pela força imponente da combinação de turmalinas, ágatas, granadas e rodilites, que adornam anéis, brincos e gargantilhas em prata e prata dourada. “O que mais me tem interessado no processo criativo é a possibilidade de explorar uma determinada época histórica ou movimento artístico, compreender hábitos e costumes de outro tempo, desconstruir e voltar a criar uma peça completamente nova”, explica a artista. “Imaginamos a Idade Média como uma época cinzenta mas as mulheres da corte usavam adornos elaborados, emblemas pessoais fantasiosos e o conceito de luxo era enfatizado. Em França já se lançavam tendências”, desmistifica a joalheira. “Quis recriar este imaginário e trazer para a contemporaneidade esta elegância e sofisticação. Sinto que esta é provavelmente a minha coleção mais especial de sempre”.

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