![A primeira coleção de lingerie portuguesa para pessoas trans](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2023/03/230313_PR_GIO__0002_GIO_INTERVIEW.jpg)
A primeira coleção de lingerie portuguesa para pessoas trans é da autoria de Giovanna Tavares e foi apresentada na 60ª edição da Moda Lisboa Core. Mas esta não foi uma apresentação como todas as outras. Ao contrário dos restantes desfiles, onde o objetivo sempre foi mostrar cada peça das respetivas coleções, neste caso concreto, o pretendido era precisamente o oposto.
Isto porque esta edição da Moda Lisboa, que aconteceu no passado fim-de-semana, contou com vários modelos transsexuais a desfilar para diferentes criadores, sendo que todos eles usaram esta peça de lingerie feminina, criada para proporcionar o maior conforto e autoestima à mulher trans. A ideia nasceu para combater o estigma associado à comunidade trans, porque, nas palavras de Giovanna Tavares, “a sociedade gosta de nos colocar na caixinha da aberração, da prostituição e da marginalidade”.
![A primeira coleção de lingerie portuguesa para pessoas trans](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2023/03/230313_PR_GIO__0008_PRODUTO2.jpg)
Esta iniciativa inédita uniu a indústria da moda em Portugal numa forte mensagem: a inclusão de todos, independentemente da sua identidade de género, deve ser uma coisa normal e constante. De referir que, apesar dos temas relacionados com a comunidade LGBTQIA+ estarem na ordem do dia, os problemas específicos da comunidade trans mantêm-se – as dificuldades de acesso ao mundo laboral e a esperança média de vida destas pessoas, que se estima rondar os 35 anos, são alguns dos principais problemas. “Esta linha não foi desenhada para esconder nada, mas sim para mostrar o que realmente somos: mulheres”, sublinhou Giovanna Tavares.