A Índia sempre inspirou a ba&sh. As suas cores, paisagens e luz são a inspiração para muitas das suas coleções, e a marca estabeleceu relações duradouras com parceiros locais.
Este ano, a ba&sh quis celebrar o saber-fazer ancestral do bordado Khanta, praticado por mulheres na Índia, com uma coleção cápsula de cinco peças em que parte dos lucros será doada a uma instituição de caridade local, a Shanti Sahyog.
Ao ritmo de Khanta
Através dos gestos precisos das bordadeiras indianas, a ba&sh celebra a criatividade das artesãs num país de mil de cores. A cápsula destaca o Khanta, uma técnica de bordado que surgiu pela primeira vez na época pré-védica (1500 anos A.C). Tem sido transmitida de geração em geração pelas mulheres. Atualmente, este tesouro cultural tornou-se um meio de emancipação e de independência económica para as bordadeiras das zonas rurais.
Na t-shirt cápsula, a inscrição bordada à mão “Women are fundamental” é um mantra para todas as mulheres, bem como um tributo vibrante ao poder das mulheres.
Produzido a partir de fibras de algodão de cultura biológica, todas as peças da cápsula são um convite à leveza.
A ba&sh compromete-se com a associação indiana Shanti Sahyog
Através do seu programa filantrópico Fund and Action, a ba&sh promove oportunidades socioeconómicas para as mulheres e combate a violência contra as mulheres e as crianças em todo o mundo.
Este ano, a ba&sh vai doar parte dos lucros da venda da sua coleção cápsula Women are Fundamental” à associação Shanti Sahyog, em Nova Deli.
Inspirada na visão não violenta de Gandhi, esta ONG foi fundada pelo antigo professor de filosofia Suman Khanna Aggarwal em 1992. As missões da Shanti Sahyog são consagradas à educação das crianças e dos jovens que abandonaram a escola, aos cuidados de saúde, nomeadamente aos idosos mas também ao desenvolvimento de competências e à capacitação de mulheres que sofreram violência física ou psicológica.