
Vestimos todos os dias, ou quase, alguma peça de ganga, mas quem sabe como nasceu e de onde vem a palavra?
Curiosamente, a ganga não nasceu nos Estados Unidos no século XX mas no sul de França, no longínquo século XVI, a região de Nimes. Daí vem precisamente o nome inglês ‘denim’, ‘de Nimes’. O denim era usado maioritariamente por trabalhadores do campo.
Mas o denim também era usado no fabrico das calças dos marinheiros que trabalhavam no porto de Génova, na Itália, e por associação com a palavra, chamavam às calças de ganga ‘genes’.
Portanto, ao princípio o ‘denim’ – ou as ‘jeans’ – era usado por agricultores e marinheiros, mas foi quando chegou aos Estados Unidos que o tecido ficou universalmente famoso. No século XIX procurava-se um tipo de tecido resistente para o trabalho nas minas e para a corrida ao ouro. Um jovem judeu, Levi Strauss, que vendia lonas para as carroças, decidiu fazer roupa de trabalho para os mineiros e exploradores que fosse resistente. Ao princípio ainda pensou em usar a lona que cobria as carroças. Problema: era muito desconfortável. Então foi à procura de outro tipo de tecido que servisse para roupa de trabalho, e encontrou o ‘denim’ (também encontroum filão de ouro, à sua maneira, dado que foi o criador da Levi’s.
Claro que, ao longo do tempo, a ganga teve muitas modificações. De roupa de mineiros passou a roupa do dia a dia, dos homens estendeu-se às mulheres, da Levi’s estendeu-se a ouutras marcas, e o tecido, que ao princípio era castanho, a partir de 1890 passou a ser maioritariamente azul. A grande fama universal chegou com Hollywood, quando os filmes de cowboys se tornaram a grande moda. Desde então as calças de ganga deixaram de ser símbolo de trabalhadores pobres e passaram a ser sinónimo de aventureiros que conquistavam fronteiras.
As americanas usavam as calças dos maridos e namorados desde os anos 40, mas só desde os anos 60 as europeias aderiram à ganga, que passou então a ser um símbolo de libertação feminina.
E em Portugal? Já vimos como apareceram as palavras denim e jeans, mas de onde vem a nossa ganga? Segundo Maria João Martins, jornalista e especialista em História da Moda, a palavra ganga virá provavelmente de ‘gangas’: “Na 1ª República os ‘gangas’ eram os operários, que usavam fato macaco azul. O nome deve vir daí, como sinónimo de tecido ordinário que se veste para proteger a roupa que se traz de casa.”
De tecido ordinário usado para trabalhar a ganga passou hoje às passerelles e a todas as casas de moda. Mas, explica Maria João, “só nos anos 60 é que a ganga entra na moda , com o pronto-a-vestir”. Desde então, usamos peças de ganga todos os dias, sem nos lembrarmos que com elas carregamos o ADN de uma peça de trabalho (e de aventura).
A nossa sugestão: coleção ‘Denim’ da Mo, em 100% algodão, com alternativas para todos os estilos e tipos de corpo. Na foto, sobrecamisa de ganga, €19,99.