A celulite afeta a maioria das mulheres, independentemente da estatura, tipo ou forma de corpo. É esta a mensagem que Nienke Kampman, uma jovem influencer holandesa, quer transmitir através da sua página no Instagram.
A dietista de 25 anos tem recebido um feedback “avassalador” desde que começou a publicar fotografias não retocadas na rede social. Por exemplo, juntou numa montagem duas fotos suas em que aparece dentro de uma piscina, de costas e em biquíni. À esquerda está a versão em que o Instagram dita qual deve ser o seu aspeto, em que tem a pele completamente lisa, e à direita mostra o seu aspeto real, com celulite nas coxas e no rabo.
“Celulite. Algumas mulheres têm mais que outras, mas quase todas têm”, escreveu na legenda. “Esquecemo-nos com frequência que é normal tê-la.”
Para Kampman, é importante que os seus quase 150 mil seguidores vejam a diferença entre o Instagram e a realidade. Nesse sentido – e inspirada pela sua própria experiência de falta de confiança graças ao que via no feed -, esforça-se para promover a autoaceitação.
“Não sejam duras convosco ao quererem parecer-se com as modelos nas fotografias”, aconselhou na legenda. “Ter celulite, estrias ou o que quer que seja não faz de vós menos atraentes ou menos merecedoras. Portanto, não tenham medo de mostrá-las.”
Desde que se tornou viral, Nienke disse à revista ‘Health’ que tem recebido várias mensagens de agradecimento de mulheres que se sentem mais confortáveis com os próprios corpos, descrevendo a sensação como “incrível”.