Formada em Direito e desde sempre interessada em ‘assuntos marginais’, Helena Antónia Silva nunca sonhou vir a ter um negócio, muito menos na área da Moda, mas uma pós-graduação em empreendedorismo e inovação social trocou-lhe as voltas – sentiu-se imediatamente atraída pelo conceito de negócio social. Obrigada a apresentar uma ideia que resolvesse um ou mais problemas sociais, nascia assim o projeto Vintage for a Cause, uma start-up de economia circular, hoje apoiada pela fundação Calouste Gulbenkian, que pretende reduzir o desperdício têxtil num formato colaborativo e de plataforma. Trata-se de uma marca de moda 100% portuguesa que colabora com diferentes designers e que tem como propósito a inclusão social e a capacitação de mulheres acima dos 50 anos fora da vida ativa.
Dois fatores na vida Helena Antónia Silva foram determinantes: filha mais velha de uma costureira, toda a vida usou roupa transformada, o que moldou a forma como encara a roupa e as pessoas que a fazem; por outro lado, o tempo que passou com os avós fez com que cedo ficasse atenta à questão do isolamento das pessoas mais velhas, em particular das mulheres.
Na cerimónia de entrega dos Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2020, a 27 de maio no Teatro Tivoli BBVA, a vencedora na categoria de Sustentabilidade, patrocinada pela Endesa, realçou o privilégio de, mais do que ser inspiradora, trabalhar com pessoas que a inspiram. “Aquilo que faço traz-me um poder muito mais interessante que é o poder de nos inspirarmos com os outros e aprendermos.”
Os Prémios Activa Mulheres Inspiradoras 2020 contaram com o apoio da Endesa, Filorga, Pantene e Seat.