Prémios ACTIVA Mulheres inspiradoras 2020: as melhores fotos de uma tarde de emoções fortes
Todos saímos mais fortes de uma cerimónia que quis, mais uma vez, homenagear as Mulheres Inspiradoras do nosso país.
Prémio Carreira - Elvira Fortunato
Elvira Fortunato com o também cientista e marido Rodrigo Martins
Prémio Artes - Ana Rocha de Sousa
A cerimónia de entrega dos Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras foi conduzida pela jornalista Marta Atalaya e contou com o imprescindível apoio da Endesa, Filorga, Pantene e Seat.
O prémio na categoria Artes foi entregue por Carolina Veiga, diretora de Marketing da Procter & Gamble, sob o olhar atento de Natalina de Almeida, diretora da ACTIVA, e de Marta Atalaya.
Maria de Belém Roseira, consultora do presidente da Fundação Altice, e a empreendedora social Conceição Zagalo, ambas membros do júri.
Mafalda Anjos, publisher da TIN, diretora da revista VISÃO e membro do júri, falou de inspiração.
O advogado e membro do júri, Luís Marques Mendes, presença assídua nos Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras.
Maria de Belém Roseira fez as honras na categoria de Ciência.
Joana Gonçalves de Sá, vencedora na área da Ciência, destacou precisamente a importância da ciência em ano de pandemia.
Prémios ACTIVA Mluheres Inspiradoras
Maria da Conceição, vencedora na categoria de Desporto, visivelmente surpreendida, fez um discurso emotivo sobre não haver impossíveis.
Rui Alberto, diretor-geral da Filorga, entrega o prémio à vencedora na categoria de Desporto.
O momento musical da tarde esteve a cargo da talentosa Beatriz Rosário, que conquistou a audiência do Teatro Tivoli BBVA com o seu estilo de New Fado.
Teresa Lameiras, diretora de Marketing e Comunicação da SEAT Portugal,entregou o prémio à vencedora na categoria de Negócios, Leonor Freitas.
Negócios - Leonor Freitas: Esta Mulher Inspiradora
é a quarta geração de mulheres à frente da Casa Ermelinda
Freitas.
Leonor Freitas, vencedora na categoria de Negócios, abriu caminho numa área tradicionalmente masculina, a do vinho.
Teresa Lameiras, diretora de Marketing e Comunicação da SEAT Portugal (à esq.) e Vânia Delgado, diretora de Publicidade da TIN.
Sustentabilidade - Helena Antónia Silva
A vencedora na categoria de Sustentabilidade discursa depois de receber o prémio das mãos de Catarina Marques, da área de Marketing Residencial e Negócios da Endesa Portugal.
A entrega do prémio Carreira à investigadora Elvira Fortunato esteve a cargo de Luís Marques Mendes, membro do júri.
A entrega do prémio Carreira à investigadora Elvira Fortunato esteve a cargo de Luís Marques Mendes, membro do júri.
Conceição Zagalo, membro do júri, entregou o prémio a Maria Amélia Ferreira, na categoria de Solidariedade, contando um pouco da sua história antes de a anunciar como vencedora.
Natalina de Almeida, diretora da revista ACTIVA e membro do júri, fez o discurso de abertura da cerimónia de entrega dos Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2020.
Solidariedade - Maria Amélia Ferreira: A médica destaca-se na sua luta pela humanização da Medicina.
Conceição Zagalo, membro do júri, entregou o prémio a Maria Amélia Ferreira, na categoria de Solidariedade, contando um pouco da sua história antes de a anunciar como vencedora.
A Ex-ministra da Saúde e para a Igualdade Maria de Belém Roseira elogiou a coragem de Ana Rocha de Sousa e fechou a cerimónia de entrega de prémios com um discurso emotivo e empoderador.
As vencedoras, da esq. para a dir., Joana Gonçalves de Sá, Elvira Fortunato, Leonor Freitas e Maria Amélia Ferreira. Em destaque, o troféu com design e execução da conhecida e talentosa ceramista Anna Westerlund.
Carolina Veiga, diretora de Marketing da Procter & Gamble.
Mafalda Anjos, membro do júri e publisher da TIN, com Maria de Belém Roseira.
Elvira Fortunato, vencedora do prémio Carreira, e o advogado e membro do júri Luís Marques Mendes
Leonor Freitas (à esq.), vencedora na categoria de Negócios e Elvira Fortunato.
A médica Maria Amélia Ferreira, vencedora na categoria de Solidariedade, e António Silva Araújo.
A atriz Sara Barradas. Inspiradoras
Leonor Freitas, vencedora na categoria de Negócios, e a filha, Joana.
A modelo Débora Montenegro
A empresária Bárbara Taborda.
Joana Guerra Tadeu, nomeada na categoria de Sustentabilidade, com a atriz e ativista ambiental Joana Seixas.
Depois de meses à espera que a pandemia desse tréguas para podermos realizar a cerimónia de entrega dos Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2020, e obedecendo a todas as regras de segurança da DGS, o distanciamento obrigatório não conseguiu evitar a sensação de proximidade que todos sentimos naquela tarde soalheira de maio passada no Teatro Tivoli BBVA. Estávamos finalmente prontos para revelar as vencedoras desta edição, meses antes decidida à mesa de reuniões virtuais pelos imprescindíveis membros do júri: Conceição Zagalo, Maria de Belém Roseira, Luís Marques Mendes, Mafalda Anjos e Natalina de Almeida. Este não seria, porém, o único segredo a ser desvendado naquela tarde. Outro, bem mais antigo e doloroso, libertava a realizadora Ana Rocha de Sousa de uma ‘culpa’ já com 25 anos, revelação que acabaria por marcar o evento e conquistar toda a sala – mesmo os lugares forçadamente vazios – numa poderosa e inspiradora onda de solidariedade. Todos saímos mais fortes de uma cerimónia que quis, mais uma vez, homenagear as Mulheres Inspiradoras do nosso país. Muitos parabéns às vencedoras: Elvira Fortunato (prémio Carreira), Ana Rocha de Sousa (Artes), Joana Gonçalves de Sá (Ciência), Maria da Conceição (Desporto),Leonor Freitas (Negócios), Maria Amélia Ferreira (Solidariedade) eHelena Antónia Silva (Sustentabilidade). E muito obrigada aos parceiros que estiveram do nosso lado e que permitiram que a magia acontecesse: Endesa – que também patrocinou o novo prémio de Sustentabilidade –, Filorga, Pantene e Seat.
Veja o discurso de Ana Rocha na cerimónia dos prémios:
A reportagem está na edição deste mês da revista ACTIVA, já nas bancas: