Alguma vez ouviu falar na Urban Foods? Trata-se de uma marca portuguesa de snacks que pretende criar valor para a economia do País, apoiando a produção nacional através da utilização de matérias-primas de comunidades locais para o desenvolvimento de um dos seus produtos mais inovadores: as Bananas Chips, que as fundadoras dizem que é a sua versão de batatas fritas (mas já lá vamos).
Maria Villas-Boas é formada em Gestão de Alimentos e Bebidas pelo Instituto Tecnológico Fuenllana, tendo estudado também na Universidade do Texas, em Austin, na Porto Business School e na Católica Lisbon School of Business & Economics, e conta com mais de 15 anos de experiência em retalho. O último cargo que ocupou antes de se aventurar como empreendedora foi na Sonae, onde trabalhou como responsável comercial da Área Saudável dos supermercados Continente e abriu os primeiros supermercados Go Natural.
No início deste ano, Marta Lousada juntou-se à Urban Foods como cofundadora e CMO. Formada em Gestão e Marketing, conta com mais de 10 anos de experiência em retalho e negócios online, sendo que passou uma boa parte da carreira também na Sonae. Na multinacional, lançou e geriu a loja online da insígnia Well’s até 2017, ano em que foi para a Sephora lançar a plataforma de e-commerce e assumir as rédeas do marketing digital e das redes sociais da conhecida cadeia de cosméticos em Portugal.
Maria e Marta conheceram-se na Sonae e perceberam logo que, um dia, iriam trabalhar juntas. O sonho realizou-se finalmente no início deste ano. Estas duas mulheres empreendedoras deixaram para trás empregos estáveis em grandes empresas para criarem um negócio próprio assente numa crença partilhada: a comida boa – e com “boa” referimo-nos ao sabor e à qualidade – não deve ser um luxo, mas sim estar acessível a todos.
Ambas as fundadoras veem nos snacks uma forma de criar um impacto positivo, que se traduz numa mudança de hábitos. Maria é apaixonada por cozinha e é quem faz magia nas receitas dos petiscos da Urban Foods. Para a empresária, este processo criativo e de inovação “passa por dar uma oportunidade a ingredientes ricos nutricionalmente, mas pobres em sabor, transformando-os em snacks com as características que todos sonhamos – saborosos, indulgentes e crocantes”.
Marta, por sua vez, sublinha que as dietas ‘yo-yo’ e as restrições alimentares não fazem nada pela saúde. “Não acredito que seja com fundamentalismos que consigamos mudanças permanentes. Já passei por fases em que comia com muitas restrições e, depois, com um pico de trabalho, lá ia eu atacar umas batatas fritas ou um chocolate da máquina de snacks. Se abdicarmos do prazer que a comida nos dá, a asneira que vamos fazer depois é maior”.
O que é que a banana tem?
Feche os olhos. Consegue imaginar estar a comer batatas fritas que… – já pode abrir – afinal são fruta? As Banana Chips da Urban Foods são mesmo feitas de banana. Ou melhor, de bananas da nossa ilha da Madeira, e são o petisco que está a conquistar os portugueses.
Todos os dias, em pequenas propriedades locais da ilha, são colhidas manualmente as bananas mais frescas que servem de matéria-prima a este delicioso snack. Depois, são transportadas para a fábrica próxima das plantações. O transporte de curta distância é propositado, de forma a que a frescura se mantenha. Já na fábrica, são cuidadosamente descascadas e cortadas em rodelas finas. Assim, ao serem cozinhadas, atingem uma crocância inigualável. Por fim, são temperadas com sal marinho.
Todo este processo muito manual, garante que o sabor natural não se perca. Uma combinação idílica entre o sabor tropical e intenso destas bananas com a crocância dos snacks de que tanto gostamos. Os benefícios da banana são inegáveis: são ricas em potássio e magnésio, ótimos aliados para a saúde muscular; são também ricas em fibra, que ajuda na sensação de saciedade e na regulação intestinal; é também constituída por carboidratos, fonte de energia.
A contar com as famosas Banana Chips, pode encontrar um total de 10 snacks diferentes na loja online da Urban Foods, onde os envios são sempre gratuitos e ainda recebe uma oferta de cinco snacks na primeira encomenda. Além dos mixes personalizados, pode aderir a planos mensais e packs especiais, incluindo as colaborações com a cerveja Heineken e com a Captain Kombucha. Os produtos da marca também estão disponíveis nos supermercados Pingo Doce, Continente, Auchan e El Corte Inglès em todo o País. Está em viagem? Não há problema: basta parar nas estações de serviço da Galp ou da Repsol e procurá-los para matar a fome.