Roselyn Silva vive momentos felizes, tanto na vida profissional como na pessoal. 

A estilista, dona de um negócio bem-sucedido, afirmou-se na indústria por refletir com mestria a fusão entre as culturas africana e europeia nas suas criações. A par disso, e apesar de não ter mãos a medir no trabalho, conseguiu construir a família com a qual sempre sonhou. Aliás, prepara-se para dar as boas-vindas ao segundo filho, fruto do casamento com o artista plástico Blackson Afonso

Recentemente, celebrou a chegada iminente de Simão, que vem fazer companhia a Gabriel, de seis anos, num elegante baby shower. A festa teve lugar no Hotel do Chiado, onde estiveram presentes amigos, familiares e as 20 madrinhas do menino. Sim, vinte. “Já é um bebé muito amado. É tanto amor que aceitei todas”, brinca. “Foi uma festa linda e senti-me especial. Poder passar esse amor e felicidade ao meu bebé é uma bênção”.

A designer partilhou o álbum de fotografias deste evento, cuja decoração de sonho ficou a cargo de Aurea Leal, da AJ Flores e Decoração, com a ACTIVA. No processo, explicou-nos como é que uma mulher multi-hifenada consegue vestir tantas capas — e ficar bem em todas.

Lançaste recentemente a coleção Origens e os teus primeiros óculos de sol de edição limitada, uma parceria especial com a André Ópticas. Tudo isto numa fase avançada da gravidez. De onde vem tanta energia?

Às vezes, até eu me questiono sobre de onde vem tanta energia, mas tudo se resume ao amor à arte. Como diz o velho ditado, “quem corre por gosto não cansa”. Adoro desafios e sou muito criativa. Por isso, sempre que aparecem oportunidades de fazer aquilo de que gosto, invocar e criar algo novo, eu não vejo obstáculos. Também fui abençoada com uma gravidez muito tranquila e que me deixa ser eu: energética!

Como é que estás a viver a segunda gravidez?

Muito bem, embora sinta que é bastante diferente da primeira. A maior diferença é o fato de estar a sentir tudo, literalmente, desde os enjoos do primeiro trimestre, passando pelo cansaço da barriga a crescer, a  muitoooo sono. Além de sentir o bebé a mexer-se várias vezes, o que é lindo! Na primeira gravidez, achei que foi tudo tão rápido. Não me lembro de ter vivido estes momentos tão especiais intensamente. Mas já me disseram que é normal, porque na segunda já estamos um pouco mais preparadas e atentas.

O que é que sabes agora que gostavas que te tivessem dito quando estavas grávida do Gabriel?

Gostava que me tivessem dito para não gastar tanto a comprar tudo e mais alguma coisa. Eles crescem tão depressa e, sinceramente, há coisas que não são assim tão essenciais. Agora, compro de forma consciente e recebo muitas coisas de familiares ou amigos que têm filhos mais crescidos.

Por falar no Gabriel, como é que ele está a lidar com tudo? Ele está entusiasmado com o papel de irmão mais velho?

Ele está a reagir muito bem! Está animado e ansioso pela chegada do mano. Até já separou os brinquedos que quer dar ao irmão. Ficámos muito felizes ao ver esse entusiasmo por parte dele —  agora só resta esperar que se mantenha (risos).

Algumas mulheres adoram estar grávidas e outras nem por isso. Onde é que te encaixas nesse espectro?

Eu gosto muito de me ver grávida, talvez porque não engordei muito e sinto-me ótima. Consigo manter a minha vida minimamente a normal. E, claro, também há o lado doce das pessoas, que ficam muito mais simpáticas quando vêm uma grávida. Todos esses miminhos e os elogios deixam-me confortável. A única coisa que eu mudaria é o aumento significativo do meu peito. Não havia necessidade (risos):

Como é a tua relação com o corpo nesta fase?

Sou uma pessoa que tem mais tendência para perder peso do que para ganhar, por isso, durante a gestação, tanto do Gabriel como do Simão, o aumento de peso e volume foi basicamente para o bebé. Algo que, de certa forma, me deixa tranquila. E estamos a falar de bebés grandes: o Gabriel nasceu com mais de 4 kg. Talvez seja por isso que não me preocupo muito com a imagem nesta fase. Tento curtir ao máximo e depois logo se vê. Procuro ter os cuidados necessários, mas não sou obcecada e nem penso muito nisso.

Sempre quiseste ser mãe?

Sim, sempre foi um desejo meu. Aliás, lembro-me de dizer à minha mãe que queria ter quatro filhos. Na minha família, somos três irmãos e eu, sendo a única menina, sempre senti falta de um quarto elemento. Ser mãe sempre fez parte dos meus planos.

A maternidade foi um projeto que adiaste por causa da carreira?

Não necessariamente. Eu não tive pressa e aconteceu quando teve de ser. A minha  primeira gravidez não foi planeada, mas o meu parceiro, que hoje é meu marido, era, sem dúvida, o pai perfeito. Como tal, fiquei feliz. Esta gravidez já foi planeada. Embora não seja fácil conciliar a vida pessoal com a profissional, eu sou daquelas pessoas que acredita que é possível. Tudo depende da força e capacidade de cada um de fazer essa gestão.

Alguma vez temeste ser discriminada no mundo profissional por estares grávida?

Sempre fui muito independente e ligo pouco ao que outros pensam. Isso também se aplica à gravidez. Trabalho por conta própria e tento sempre ser uma excelente profissional, estando grávida ou não. Felizmente, nunca fui discriminada nesse aspeto, mas, mesmo que fosse, não me deixaria afetar, porque conheço os meus direitos enquanto mulher e mãe.

Que conselho tens para dar a recém-mamãs no mercado de trabalho, quer trabalhem por conta própria ou por conta de outrem?

É normal termos medo de falhar enquanto mães e enquanto profissionais, mas não deixem que isso vos impeça de agir. Eu digo sempre que sou uma abençoada, porque, depois de ter sido mãe, continuei a fazer o que mais gosto: ser designer de moda, fazer desfiles, ir a eventos, etc. No entanto, também tinha a consciência de que estar com o meu bebé representava os momentos mais felizes para mim e para ele, porque eu lhe dava o meu melhor. Nós só consigamos dar amor e o nosso melhor quando estamos bem connosco. E ter um parceiro que nos apoia é fundamental.

Num país com o Sistema Nacional de Saúde em crise, com várias urgências obstétricas a fecharem por falta de médicos, como te sentes neste momento?

Confesso que tento não pensar muito no assunto e, além disso, sou uma mulher de fé. Acredito que vai correr tudo bem e que Deus cuida de mim. Este estado de espírito sempre me ajudou a ultrapassar os medos e a ansiedade.

Essa é a receita para lidares tão bem com um contexto delicado?

Este é um problema muito sério que o nosso Governo tem de resolver, porque não se admite que as grávidas estejam a passar por tantas dificuldades num País dito evoluído. Mas, para não me deixar levar pela ansiedade, trabalho o meu emocional e encho o meu coração de fé.

Em que medida é que seres mãe te deu novas perspetivas?

Ser mãe fez-me pensar para além dos meus objetivos e sonhos. Passei a ver todas as minhas ações e perspetivas como exemplos e referências que irei passar para os meus filhos, uma grande responsabilidade. As novas perspetivas centram-se não apenas em dar-lhes o melhor, mas, principalmente, em ser o melhor exemplo para eles.

Sentes uma grande responsabilidade por estares a ajudar a criar a nova geração?

Os nossos filhos são como esponja, eles absorvem tudo. Mesmo tendo algumas características inatas, eles imitam-nos e há que ter muita atenção a isso. Portanto, diria que sim. Como mãe, sinto que devo educar o meu filho nos caminhos do amor, respeito, verdade, justiça e igualdade. Porque se ele tiver esses conceitos bem estruturados, saberá tomar as decisões certas e contribuir para uma geração melhor.

O conceito de família tornou-te uma pessoa melhor?

Com certeza. Faz parte da minha maturidade e crescimento. É um conceito com o qual cresci e, como tal, sempre dei muito valor e idealizei formar uma família. Aquela que eu construí faz-me sentir realizada.

O que te deixa mais entusiasmada com a chegada do segundo filho?

O que me deixa mais entusiasmada com a chegada do Simão é poder dar um irmãozinho ao Gabriel, um companheiro com quem ele poderá dividir os melhores momentos da vida. Foi assim comigo e com os meus irmãos. E depois é sempre uma alegria ver a família a crescer e a casa cheia, mesmo quando eles dão trabalho!

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

EXAME 486 - Dezembro de 2024

EXAME 486 - Dezembro de 2024

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Urban Cruiser elétrico: o SUV compacto Toyota chega em 2025

Urban Cruiser elétrico: o SUV compacto Toyota chega em 2025

Miguel Real - Um Jesus sem Cristo

Miguel Real - Um Jesus sem Cristo

Moda: Pantone Mocha Mousse

Moda: Pantone Mocha Mousse

CARAS Decoração: Bloom apresenta loja renovada e muitas novidades para o Natal

CARAS Decoração: Bloom apresenta loja renovada e muitas novidades para o Natal

Pobreza energética à portuguesa

Pobreza energética à portuguesa

Júlia Palha e José Mata protagonizam cenas quentes no primeiro episódio de

Júlia Palha e José Mata protagonizam cenas quentes no primeiro episódio de "A Serra"

Pedro Sobral:

Pedro Sobral: "O objetivo é trazer pessoas que não leem, nem compram livros, e criar novos leitores"

Vencedores do passatempo 'Sonic 3: O Filme'

Vencedores do passatempo 'Sonic 3: O Filme'

Região de Coimbra debate alterações climáticas na Figueira da Foz

Região de Coimbra debate alterações climáticas na Figueira da Foz

Exame Informática nº 894: PlayStation 5 Pro em análise e a grande final do Eco Rally

Exame Informática nº 894: PlayStation 5 Pro em análise e a grande final do Eco Rally

Combinação de microplásticos com

Combinação de microplásticos com "químicos eternos" torna-os muito mais tóxicos e perigosos

Livros do ano 2024: Seis biografias

Livros do ano 2024: Seis biografias

Celebridades assistem ao grandioso desfile da Chanel na China

Celebridades assistem ao grandioso desfile da Chanel na China

Susana e Jaime descobrem esconderijo de Luísa em

Susana e Jaime descobrem esconderijo de Luísa em "A Senhora do Mar"

30 anos de compromisso e confiança, 450 mil clientes protegidos

30 anos de compromisso e confiança, 450 mil clientes protegidos

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

A transformação na Logística & Transportes

A transformação na Logística & Transportes

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

VISÃO Se7e: E os livros do ano são…

VISÃO Se7e: E os livros do ano são…

O lado positivo da vida, numa cozinha conceptual e familiar

O lado positivo da vida, numa cozinha conceptual e familiar

Moda: 15 camisolas de Natal

Moda: 15 camisolas de Natal

Investigadores fazem estimativa da velocidade de processamento do cérebro humano: 10 bits por segundo

Investigadores fazem estimativa da velocidade de processamento do cérebro humano: 10 bits por segundo

Blackmagic URSA Immersive: Uma câmara de 29 mil euros para captar imagens para os Apple Vision Pro

Blackmagic URSA Immersive: Uma câmara de 29 mil euros para captar imagens para os Apple Vision Pro

KIA EV3 em teste: Tudo (ou quase) no sítio

KIA EV3 em teste: Tudo (ou quase) no sítio

Sente mais dores no inverno? A explicação da Ciência

Sente mais dores no inverno? A explicação da Ciência

Ainda não sabe o que oferecer no Natal? Veja a lista de 50 presentes originais até 20 euros

Ainda não sabe o que oferecer no Natal? Veja a lista de 50 presentes originais até 20 euros

Como vai estar o tempo nas semanas do Natal e Ano Novo

Como vai estar o tempo nas semanas do Natal e Ano Novo

Vencedores do passatempo 'Quebra-nozes no gelo'

Vencedores do passatempo 'Quebra-nozes no gelo'

Luxemburgo: casa com abordagem minimalista

Luxemburgo: casa com abordagem minimalista

Em

Em "A Promessa": Raquel e Duarte passam a noite juntos

Os melhores livros infantojuvenis do ano

Os melhores livros infantojuvenis do ano

Três receitas de sobremesas para a Consoada

Três receitas de sobremesas para a Consoada

Os 5

Os 5 "looks" que Letizia usou para conquistar Itália

Moda: Prata da casa

Moda: Prata da casa

Como moldar um cérebro e permitir que se desenvolva em todo o seu potencial?

Como moldar um cérebro e permitir que se desenvolva em todo o seu potencial?

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Dima Mohammed - Resistir é vencer

Dima Mohammed - Resistir é vencer

Nicolau Santos:

Nicolau Santos: "Quando vim para Portugal, em 1975, demorei cinco anos a ser lisboeta e mais cinco a ser português"

Do sistema imunitário à pele: tudo o que precisa de saber sobre a vitamina C

Do sistema imunitário à pele: tudo o que precisa de saber sobre a vitamina C

Criatividade com assinatura portuguesa à mesa neste Natal

Criatividade com assinatura portuguesa à mesa neste Natal

VOLT Live: as melhores apps para carregar, o Cupra Tavascan e o pré-condicionamento das baterias

VOLT Live: as melhores apps para carregar, o Cupra Tavascan e o pré-condicionamento das baterias