“Juntos vamos lutar. Juntos vamos vencer”. Foi com estas palavras que Kamala Harris assumiu a candidatura à Casa Branca depois de Jor Biden desistir de se recandidatar ao maior posto de poder nos EUA pelo Partido Democrata. Aos 59 anos, a atual vice-presidente do país torna-se a principal opositora de Donald Trump, candidato do Partido Republicano e, se os eleitores dos EUA assim o entenderem, poderá vir a tornar-se a primeira mulher a sentar-se na Sala Oval.
Harris tem uma carreira marcada por triunfos. Nomeada procuradora distrital de São Francisco em 2004 e procuradora-geral da Califórnia em 2010, foi a primeira mulher e pessoa não caucasiana a ocupar ambos os cargos. Atualmente, é a primeira senadora negra pela Califórnia, bem como a primeira senadora de ascendência sul-asiática do país. Quando Joe Biden se tornou presidente, Kamala Harris passou a ser a terceira mulher – mas a primeira de origem indiana e afro-americana – a chegar a vice-presidente dos EUA.
Para além de ser inspirador, o percurso desta política e advogada, cujo nome significa “flor de lótus” em sânscrito, reflete o “melting pot” que é a América, tal como a conhecemos.
Percorra a galeria e veja 10 coisas que provavelmente não sabia sobre Kamala Harris.