Carolina Deslandes
Música
Uma das mais sólidas presenças na cultura portuguesa, a cantora e compositora não desiste de dar voz às mulheres. Em 2023, lançou o álbum ‘Caos’, do qual os singles ‘Paz’, ‘Vai Lá’ e ‘Precipícios’ (em parceria com Carlão) se tornaram êxitos imediatos. Autora de muitos sucessos, como ‘Avião de Papel’ e ‘A Vida Toda’, tem milhares de visualizações no YouTube e enche salas por todo o país, além de inspirar muitas outras compositoras.
Jacqueline de Montaigne
Arte Urbana
Artista anglo-portuguesa, o seu mural ‘Linguagem das Flores’, em Lisboa, foi distinguido como um dos 100 melhores murais do mundo de arte urbana. É a primeira artista portuguesa a receber essa nomeação. Nos seus trabalhos, esforça-se por desconstruir estereótipos de género, trabalhando o tema da androginia e da beleza sem fronteiras. Foi curadora de intervenções de arte pública sobre temas como a saúde mental e os direitos das mulheres.
Patrícia Santos Pedrosa
Arquitetura
Investigadora responsável do projeto W@ARCH.PT- Mulheres Arquitetas em Portugal, é cofundadora e presidente da Associação Mulheres na Arquitectura e professora de Arquitetura na UBI e uma inspiração para as suas alunas e alunos, que através dela ficam a conhecer o trabalho de mulheres arquitetas, tantas vezes em segundo plano. Tem como principais temas de investigação a Arquitetura, Cidades e Género, Urbanismo Feminista e História da Arquitetura.
Rita Barata
Indústria vidreira
Trabalha na fábrica de vidro e cristal da Vista Alegre, em Alcobaça, e é das primeiras portuguesas a trabalhar o vidro manualmente. Formou-se como vidreira no Centro de Formação Profissional para o Sector da Cristalaria (CRISFORM) e tirou também o curso de fundidora e condutora de fornos. Atualmente, depois de mais de 16 anos neste ofício, continua a ser uma raridade entre as mulheres.
Os Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2023 contam com o importante apoio da C&A, DS e ISDIN.