Não sei quanto a si, leitora, mas eu não sou uma pessoa das manhãs. Nunca fui. Durma as horas que dormir, deite-me às horas que me deitar… Vou acordar com a energia (e a boa disposição) nos mínimos olímpicos. Isso significa que tudo o que faço nas primeiras horas acordada – e principalmente antes de beber café – tem de ser uma coisa simples, que não exija grande ginástica mental.
E não é por escrever sobre beleza que tenho uma vontade divina de executar toda uma rotina de pele de doze passos, seguida de uma maquilhagem inacreditável com um sem fim de produtos. Não me importava, mas não é realista. Gosto de manter as coisas simples e práticas sem, claro, comprometer a eficácia. Este é o meu plano de ação.
Antes de começar
A primeira coisa: água fria. Lavar a cara com água fria é sempre a melhor opção, mas, de manhã, as vantagens são ainda mais notórias. A temperatura mais baixa vai ajudar a combater aquele aspeto inchado, depois de uma noite de sono. Não uso nenhum produto de limpeza, não sinto essa necessidade. Há uma velha discussão entre dermatologistas sobre a necessidade de o fazer. Eu sou apologista de fazer o que funciona melhor com a nossa pele.
Os três passos
O primeiro segredo desta rotina: um sérum antioxidante. Provavelmente já ouviu falar da vitamina C e do seu potencial, é um dos ingredientes antioxidantes mais conhecidos. Não é o único, porém servem todos o mesmo propósito: reduzir a ação dos radicais livres induzidos pelos raios do sol e, desse modo, prevenir o envelhecimento prematuro da pele ligado à exposição solar. A grande maioria das fórmulas ajuda também a conseguir um brilho saudável na pele.
O segundo passo: um hidratante indicado ao seu tipo de pele. Cremes mais gordos para peles mais secas, fórmulas mais fluidas para peles mais oleosas. Aliás, estas últimas podem nem sentir necessidade de usar hidratante, sendo suficiente a hidratação proporcionada pelo próximo produto.
Já adivinhou o terceiro passo, não? Proteção solar. Sempre. Faça chuva ou faça sol. Fora ou dentro de casa (se trabalhar perto de janelas). Não faz sentido gastar um cêntimo que seja em cuidados de pele se não cumprir este essencial. É o cosmético que mais impacto tem numa rotina de pele. O importante, de novo, é encontrar o protetor solar certo para si. Experimente várias texturas, com ou sem cor. Tem apenas de garantir que utiliza a quantidade necessária para obter o SPF presente na embalagem (que nunca deve ser inferior a 30): dois dedos para o rosto, mais um para o pescoço.
A título de sugestão, deixo-lhe os meus favoritos: