Recentemente tive a oportunidade de assistir à entrega de prémios da Activa – Mulheres Inspiradoras 2021. Pretendo escrever um pouco sobre isso hoje, porque, de facto, senti-me inspirada com a iniciativa.
Para mim faz sentido dizer que a palavra “inspiração” vem de INSPIRAR para a AÇÃO. E, de facto, a entrega de prémios a que assisti remeteu exatamente para isso: fazer acontecer.
Tanto as Mulheres nomeadas como as vencedoras (todas, na minha perspetiva) foram-no porque entraram em ação; porque decidiram arriscar; porque se decidiram desafiar e quem sabe, desafiar todo o ambiente envolvente. Todas elas fizeram acontecer, e o mundo é de quem faz. Por isso, fica desde já a mensagem principal desta crónica: se desejamos inspirar e ser inspiradas, devemos entrar em ação. E, sinceramente, penso que não passa por um simples desejo, mas sim por uma obrigação. Todas devíamos sentir a necessidade de inspirar e de sentir inspiração. O que será da nossa vida se não nos sentirmos inspiradas por algo ou por alguém?
Muitas coisas nos impedem diariamente de seguir o exemplo destas “Mulheres Inspiradoras 2021”. Ou pensamos nós que nos impedem. Isto porque os nossos impedimentos estão na nossa cabeça. A sua grande maioria, sim, são fruto das nossas inseguranças e medos.
O medo de inspirar e ser inspirada vem muito possivelmente do medo da rejeição. Temos uma grande necessidade de aceitação e essa coragem de servir de exemplo para alguém implica também enfrentar o risco de não sermos aceites por outras pessoas. E quero que entenda uma coisa: está tudo bem em não sermos aceites por toda a gente!
O que não podemos permitir é que os nossos talentos e o nosso brilho não sejam apresentados ao mundo precisamente devido ao medo que referi anteriormente. O Mundo precisa de si no seu melhor, dos seus talentos. Existe sempre alguém que podemos ajudar e existem sempre também oportunidades de aprender com alguém que generosamente decidiu mostrar os seus talentos. A vida só assim faz sentido, com esta partilha entre todos e sem medos.
Gostaria de referir algumas formas que nos permitam afinar a nossa inspiração e sublinho uma solução-chave: estar atenta. As mais pequenas coisas podem trazer-nos uma inspiração tremenda para darmos o próximo passo. Qualquer coisa, por mais pequena e insignificante que pareça, pode representar um empurrão rumo à entrada em ação.
Outras formas de obter inspiração e dar inspiração? Aqui estão elas:
- Comece os seus dias estabelecendo uma intenção positiva. Responda, por exemplo, à pergunta: quem quero ser ao longo do dia de hoje? Tenho a certeza que essa pessoa que deseja ser vai inspirar alguém.
- Outra questão que poderá fazer a si mesma todos os dias: o que preciso de aprender hoje? Procure esse conhecimento. Ao procurar saber mais sobre algum tema de forma consciente, estará mais atenta a todos os sinais que possam existir. E, acredite, mais cedo ou mais tarde, vai encontrar as respostas que procura. Chamamos a isto de “sistema de ativação reticular”, mas não é sobre isso que venho escrever hoje! Ficará, quem sabe, para uma nova crónica.
- Esteja atenta também à sua intuição. Ela é sábia e raramente se engana.
Não esqueçamos: inspiração é uma questão de atitude, tanto quando damos como quando recebemos essa inspiração. Procurar, construir. Essa é a fórmula mágica!
Obrigada por estar desse lado.
Próximos eventos e formações:
- Certificação em Coaching, Inovação e Criatividade, de 23 a 29 de Abril de 2022, inscrições abertas e vagas limitadas.