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Getty Images/iStockphoto
A nossa mente consegue influenciar um grande número de coisas, até as nossas papilas gustativas, como provou um estudo sueco da Universidade de Gavle.
Nele, os investigadores pediram aos participantes que, de entre duas chávenas de café, escolhessem a mais saborosa. Foi lhes dito que uma das chánes continha café ‘bio’, produzido de forma orgânica, e a outra, uma variedade de café regular – na verdade, tratavam-se de duas chávenas de café regular.
A maioria dos participantes escolheu o suposto café orgânico como sendo o mais saboroso.
Os cientistas suecos afirmam que o estudo prova o poder de um rótulo com as qualidades ‘certas’ (onde, muitas vezes, encontramos expressões como ‘biológico’, ‘orgânico’, ‘produzido de forma sustentável’ ou proveniente do ‘comércio justo’). Um rótulo a anunciar que o produto é orgânico pode influenciar a experiência de paladar do consumidor. “As marcas ecológicas não só promovem a nossa disposição de pagar mais mas também aumentam a nossa perceção do gosto dos produtos. Quem precisa de natas e açúcar se o rótulo [do café] disser ‘ecológico’?”
Esta investigação também mostra que nós temos a tendência a assumir que estes produtos orgânicos são mais saudáveis e contêm muito menos calorias, apesar de muitas vezes esse não ser o caso. Essa foi a conclusão de uma outra pesquisa (e que gerou polémica) feita em 2009 pela Food Standards Agency, que declarou os produtos orgânicos não mais saudáveis que os produtos normais.