Já havia comprovação dos benefícios do tomate na prevenção do cancro da próstata, agora tudo indica que pode ajudar a prevenir o cancro da mama. Segundo um estudo desenvolvido por pesquisadores «da Universidade de Rutgers, nos EUA, as mulheres que comem mais tomate, natural, em sumo ou mesmo em produtos processados como o ketchup, produzem uma hormona que as protege da doença.
“As vantagens de comer tomate e produtos à base de tomate , mesmo por um curto período de tempo, ficaram muito evidentes nas nossas descobertas”disse um dos autores do estudo.
Um copo de sumo de tomate pode ser o suficente para obter os benefícios, dado que contém a quantidade indicada de licopeno. Esta substância carotenóide que dá a cor avermelhada ao tomate, é um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres.
Na mesma pesquisa refere-se ainda a importância de prevenir a obesidade para prevenir o cancro. Segundo uma das cientistas, Adana Llanos, a dieta rica em tomate “tem um maior impacto ao nível das hormonas em mulheres que mantêm um peso saudável”.