O que é
Stevia é uma planta nativa da América Central e do Sul. Usada há séculos por indígenas da América do Sul, é cultivada em países como o Paraguai, México, mas também no Japão, Malásia, Coreia do Sul e China, sendo este último o maior produtor do mundo. A stevia contém adoçantes naturais, chamados glicosídeos de esteviol, que têm um sabor até 300 vezes mais doce que o açúcar e que não fornecem calorias.
Alternativa ao açúcar
O consumo exagerado de açúcar tem levado muitas pessoas a procurar alternativas a este alimento. Entre elas, os adoçantes têm ganho adeptos, uma vez que grande parte dos que estão disponíveis no mercado oferece o sabor doce sem as calorias associadas ao açúcar. Destas alternativas, a mais interessante é a stevia.
Como pode ser utilizada
Existe sob a forma líquida, em pó ou pastilhas e pode ser encontrada em alguns alimentos e bebidas, como é o caso de alguns néctares de baixas calorias. A stevia pode ser utilizada em bolos ou noutros cozinhados, já que o seu poder adoçante não se perde com a temperatura. Mas o paladar é algo muito pessoal, pelo que a substituição pode depender do gosto de cada um.
adequada a todos
Devido ao seu elevado poder adoçante são necessárias pequenas quantidades para atingir o nível de doçura desejado. Para além de poder ser uma ajuda eficaz no controlo do peso, outro facto importante é o de não aumentar os níveis de glicose no sangue, sendo por isso adequada para os diabéticos.
Segura para a saúde
Os adoçantes (ou edulcorantes) só podem ser usados na alimentação após rigorosa avaliação por instituições cien-tíficas competentes. Em relação à stevia, os ensaios ‘in vivo’ e ‘in vitro’ não sugerem genotoxicidade nem atividade carcinogénica, não havendo por isso Ingestão Diária Admissível (ADI, estimativa da quantidade de aditivo que poderia ser consumida todos os dias, durante toda a vida, sem risco significativo para a saúde). Não são conhecidos efeitos secundários ou alergias com o uso de stevia em alimentos e bebidas. Quanto a outros edulcorantes, a título de exemplo, a ADI da sucralose é 15mg/kg peso/dia; a da sacarina, 2,5mg/kg peso/dia a do aspartame, 40mg/kg peso/dia.
Stevia em flor
Não conseguimos utilizar a planta na sua forma original, porque os extratos de stevia são obtidos pela extração de água e depois pela refinação dos componentes doces da folha de stevia.
A planta cresce normalmente um metro de altura, depois é colhida à mão, as folhas são secas e é daí que são retirados os extratos de stevia.
Adoçantes naturais e artificiais: que diferença?
Os adoçantes ou edulcorante são substâncias utilizadas em substituição do açúcar para adoçar os alimentos. Os adoçantes naturais, como é
o caso da stevia, são extraídos de fontes naturais, sobretudo plantas.
Já os adoçantes artificiais, como é o caso do aspartame, são produzidos através de processos industriais específicos.