Ajuda a relaxar, exercita a disciplina, melhora a respiração e a flexibilidade. Benefícios que o ioga traz para os humanos… e para os cães. Sim, isso mesmo. O ioga com cães, ou ‘doga’ – combinação das palavras em inglês para cão e ioga – é real.
O ‘doga’ é uma modalidade que ajuda a fortalecer o laço natural que as pessoas têm com os seus cães e não difere muito da prática tradicional. Os exercícios, as técnicas de respiração e a postura são um pouco mais simples, para permitir que os animais de estimação acompanhem o ritmo dos donos.
Nem todos os cães percebem o que está a acontecer, ma criam-se laços de amizade pelo simples facto de a dupla dividir o espaço e a atividade. Aos poucos, o cão familiariza-se com o ambiente de silêncio e tranquilidade. Os benefícios refletem-se tanto num como noutro: diminui o stress, melhora a qualidade do sono, tonifica os músculos e melhora a saúde cardiovascular.
Aparentemente a prática virou febre em Londres. A especialista em ‘doga’ Mahny Djahanguiri disse à revista ‘TIME’ que a respiração é a chave.
” Os cães são curadores naturais. Eles sabem o que está fora do equilíbrio e o que não está.”