*artigo publicado originalmente na revista ACTIVA de agosto de 2018
1. Para quem está a começar
Se sempre pensou que era daquelas que não ia habituar-se a uma aula em grupo, que era muito difícil, que estava toda a gente a olhar para si, que ia ser chato, aqui ficam duas modalidades fantásticas para qualquer iniciado que troque os pés.
iCycle/RPM/Spinning
O que é – Um treino intervalado de ciclismo ‘indoor’ onde os praticantes experimentam vários tipos de intensidade, alternando a carga de treino e a cadência da pedalada.
Para quem – Aula recomendada a todos os níveis de praticantes, porque cada um ajusta o seu ritmo e esforço. Tanto pode ser praticada por iniciados como por atletas que queiram esforçar-se ao máximo e gastar imensas calorias, sendo um treino ao mesmo tempo desafiante e fácil de seguir por quem não seja adepta de coreografias.
Benefícios – Promove melhorias da capacidade aeróbica e gasto calórico elevado.
Activate/Total
O que é – Uma aula de condicionamento global que utiliza o peso corporal, halteres e toalha para melhorar coração e músculos. Tem intensidade leve, baixa complexidade e baixo impacto, e foi pensada especialmente para aquelas pessoas que sempre acharam que não iam ser capazes de fazer ginásio.
Para quem – Recomendada a praticantes que se iniciam em treinos de grupo ou para quem procura um treino equilibrado que garanta energia sem provocar exaustão.
Benefícios – Aumento gradual da coordenação, força e resistência muscular.
2. Para reforçar os músculos
As mulheres começam a perder massa muscular de forma acelerada a partir dos 40 anos e especialmente depois da menopausa, o que explica o ganho de peso. Os exercícios musculares são especialmente importantes porque nos tornam mais resistentes e aumentam o metabolismo e o gasto calórico do corpo em repouso.
MIB (Made in Brasil)/Bunda
O que é – Um treino específico para glúteos e coxas, o sonho de qualquer mulher.
Para quem – Para quem quer ter glúteos dignos, pronto, de uma telenovela. Enfim, diga-se de passagem que é preciso treinar a sério e dar o litro, não é só aparecer lá.
Benefícios – Aumento de força e resistência muscular dos membros inferiores, aumento de coordenação e de equilíbrio.
Body Pump
O que é – Uma das modalidades ‘clássicas’ de todos os ginásios. Pode parecer uma ‘seca’ mas é aquela aula a que uma mulher nunca deve faltar. Fácil de seguir e desafiante, o objetivo é trabalhar todos os grupos musculares, com a ajuda de pesos que cada pessoa coloca conforme a sua resistência, o que permite ir aumentando a intensidade da aula.
Para quem – Para quem queira ficar mais tonificada e aumentar o metabolismo.
Benefícios – Desenvolve a força muscular, a resistência geral e o equilíbrio.
3. Para quem já tem treino
Já passou muitas etapas e precisa de uma coisa mais desafiante? Então, jovem, vem saltar connosco. Que é como quem diz, tem muito que fazer à sua espera.
Spartans
O que é – O próprio nome indica que não há de ser qualquer coisa levezinha (afinal, os espartanos eram os maiores guerreiros da Grécia Antiga). É um treino em grupo baseado em movimentos e não em grupos musculares. Uma aula dinâmica e desafiante, que inclui um treino inicial e uma parte feita em circuito, com equipamentos de treino como bolas, cordas ou pesos. É divertido mas muito puxado.
Para quem – Para quem já tenha experiência em treino de grupo e queira melhorar a velocidade, agilidade, capacidade aeróbica e resistência muscular.
Benefícios – Aumento da capacidade cardiovascular, resistência e força. É um dos treinos mais completos.
Xcelerate/Body Attack
O que é – É um primo não muito distante da velhinha aeróbica, com todos os seus benefícios e nenhum do seu kitsch. É uma aula de impacto misto, bastante completa, que combina aeróbica de alta intensidade com exercícios de força e resistência.
Para quem – Para quem goste de correr e pular e queira uma aula intensa.
Benefícios – Aumento de agilidade e velocidade e melhoria da coordenação muscular e da capacidade cardiovascular.
4. Para se divertir enquanto treina
Há quem queira fazer exercício mas não seja capaz de manter a rotina se não for ao ginásio acima de tudo para se divertir.
Zumba/Sh’bam
O que é – Um treino cardiovascular que incorpora vários tipos de dança e diferentes estilos musicais. É uma aula divertida e contagiante que permite ao praticante abstrair-se do quotidiano, aliviando os níveis de stresse e ansiedade, melhorando a autoconfiança e autoestima.
Para quem – Para apaixonados por música e dança e sem medo de coreografias, que pretendam melhorar a sua capacidade aeróbica, coordenação e equilíbrio.
Benefícios – Além de ser um treino bastante divertido, não se arrisca a ficar com dores no corpo todo no dia seguinte. Tenha apenas em atenção as rotações de joelhos.
Air Fit/Power Jump
O que é – Uma aula onde se utilizam trampolins para treinar o sistema cardiovascular e o equilíbrio dinâmico. É divertida e fácil de seguir, e o equilíbrio consegue-se facilmente.
Para quem – Para quem se quer exercitar de forma diferente, desafiante e original.
Benefícios – Acima de tudo, melhoria da coordenação, do equilíbrio e da capacidade cardiovascular. Reforço da zona central do corpo.
Warrior/Body Combat
O que é – Um treino misto, que combina desportos de combate com fitness. É um treino dinâmico, e a rapidez dos exercícios torna-o desafiante.
Para quem – Para quem procura uma experiência de artes marciais combinada com treino cardiovascular e não se assusta com uma aula rápida e intensa.
Benefícios – Aumento da capacidade cardiovascular, da coordenação e equilíbrio, da agilidade e velocidade, da autoestima e confiança.
5. Para as almas Zen
Os treinos de coordenação sem impacto não são para quem quer qualquer coisa ‘sossegada’: são para aprender a reforçar a concentração, a ‘ouvir’ o corpo, a corrigir a postura, a treinar a respiração, a testar a força. E isso é a base de qualquer treino.
Antigravity/Aerial Yoga
O que é – Parece que se está no circo mas é mesmo uma aula, que usa ‘trapézios’ de tecido para fazer exercícios em que se fica suspenso, e muitas vezes ‘de cabeça para baixo’. Combina movimentos de descompressão da coluna vertebral, invertendo o corpo, procurando melhoria do alinhamento e postura corporal. Parece estranho, mas torna-se bastante fácil dominar os exercícios.
Para quem – Para quem não tem medo de experimentar coisas novas e procura um treino completo mas leve e calmo.
Benefícios – Descompressão da coluna vertebral, melhor circulação no sistema linfático, reforço muscular geral.
Pilates
O que é – Basicamente, pode ser descrito como o treino do controlo dos movimentos. Aqui se aprende a controlar a postura, os abdominais e os músculos das costas (que são quem nos sustenta), a respirar e a alongar.
Para quem – Para toda a gente. Deve ser utilizada como a base de todos os restantes treinos.
Benefícios – Reforço da musculatura profunda do centro do corpo, melhoria do alinhamento postural, melhoria da mobilidade das articulações.
Yoga
O que é – A prática de um conjunto de disciplinas que melhoram a flexibilidade, força, mobilidade e equilíbrio físico e mental.
Para quem – Para quem procura uma prática holística integrada num treino focado e equilibrado.
Benefícios – Melhoria da concentração e da flexibilidade, reforço geral dos músculos.
Outras modalidades
• Ballet Fitness – Mistura passos de ballet com exercícios de condicionamento físico e Pilates, para tonificar o corpo como uma bailarina. Onde praticar: Clube VII
• Crossfit/ Cross Moves/ Cross Training – Um treino intervalado de alta intensidade com exercícios variado que trabalham todo o corpo. É bastante cansativo e queima imensas calorias. Onde praticar: Em quase todos os ginásios
• Float Fit – Um treino de 30 minutos com exercícios de fitness… em cima de uma prancha, numa piscina. É muito divertida e a necessidade De manter o equilíbrio redobra a intensidade dos exercícios. Onde praticar: Holmes Place