Dores de cabeça, de costas, abdominais, cansaço exagerado, intensificação da ansiedade, falta de concentração, entre outros sintomas frequentemente associados ao período pré-menstrual (ou mesmo durante a menstruação) podem afetar a nossa produtividade mais do que imaginávamos. Isto, de acordo com um novo estudo.
Cerca de 33 mil mulheres holandesas, entre os 15 e os 45 anos de idade responderam a um inquérito online que procurava saber quantos dias faltavam ao trabalho ou escola devido à menstruação. Em média, as faltas foram de 1,3 vezes ao ano. Ainda assim, este não foi o valor mais surpreendente.
De acordo com o estudo, as mulheres que apareciam na escola ou trabalho enquanto sofriam de dores menstruais tornaram-se menos produtivas, “perdendo” o equivalente a cerca de 8,9 dias de estudo ou trabalho ao ano. E isto justifica o facto de mais de 67% das inquiridas mostrarem vontade de ter políticas mais flexíveis no trabalho, nesta altura do mês – desde trabalhar de casa ou tirar um dia de folga.
Veja também: 5 coisas que pode fazer para que ‘aquela altura do mês’ seja mais agradável