Se já procurou, na internet, dicas para emagrecer, com certeza já se deparou com o milagroso vinagre de maçã, certo? Ora, embora este não seja, por si só, pouco saudável, usá-lo consistentemente pode trazer várias consequências indesejáveis. “O vinagre de maçã não é um elixir mágico que irá resolver todos os nossos problemas“, afirma a nutricionita Amanda Baker Lemein, citada pela Women’s Health.
Além disto, parece que qualquer tipo de vinagre – e não só o de maçã – tem efeitos positivos, no que toca à perda de alguns quilos, à regulação do colesterol ou mesmo dos níveis de açúcar no sangue. O problema é que, usado diariamente, pode também levar a sérios problemas digestivos. Conheça 9 das principais consequências de consumir este produto todos os dias!
1 – Graves problemas de estômago. “Porque o vinagre é ácido, há quem não o tolere nada bem“, afirma a nutricionista Leslie Bonci. Se sofre com colite ulcerativa, inflamação do sistema digestivo ou se, simplesmente, tem tendência a ter dores de estômago, evite o vinagre.
2 – Alterações nos movimentos dos intestinos. Sendo que o vinagre de maçã é feito com estes frutos já fermentados, contém pectina. E isto significa que pode ajudar nas idas à casa de banho (boas notícias para quem em prisão de ventre), mas, consumido todos os dias, também promove casos de diarreia.
3 – Problemas nos rins. Lemein afirma: “Tem havido alguma pesquisa que mostra que, se temos algum tipo de sensibilidade ou condição médica renal, consumir algo altamente ácido não é recomendado”. A nutricionista Eliza Savage refere ainda que o vinagre deve ser sempre diluído em água.
4 – Inchaço abdominal, gases e náuseas. Se o vinagre pode ser um aliado na perda de alguns quilos, a verdade é que também pode causar inchaço. Isto porque atrasa o esvaziamento do estômago.
5 – Refluxo ácido. Se já sofre com a famosa azia, o vinagre não será um grande aliado à sua dieta, já que pode piorar os sintomas. Se quer evitar a sensação de estômago ou garganta a arder, evite este produto.
6 – Fraqueza. O consumo de vinagre em demasia pode fazer com que fique com poucas calorias para gastar, levando a uma grande perda de energia, sensação de fraqueza e desequilíbrio geral. De modo a evitar estes sintomas, não o ingira às colheres (ou da garrafa), mas sim como tempero de uma refeição.
7 – Sistema imunitário debilitado. Alimentos fermentados podem levar a uma maior formação de bactérias nos intestinos, levando a um sistema imunitário mais debilitado. Além disso, o consumo exagerado de vinagre pode fazer com que o organismo não absorva bem alguns nutrientes essenciais, contribuindo, igualmente, para este cenário.
8 – Perda de peso temporária. Os resultados animadores na balança, graças ao vinagre, não duram muito. E o motivo é simples: grande parte do peso perdido constituía água, pelo que, ao repormos os níveis de água no corpo, voltaremos ao normal. E mais: uma perda de peso rápida pode desacelerar o metabolismo e fazer com que tenha mais dificuldades em emagrecer, no futuro.
9 – Aumento do apetite. Bonci afirma que pessoas que consumam demasiado vinagre diluído podem deparar-se com maiores níveis de apetite, dadas as poucas calorias do produto. “Sentimo-nos cheios no momento em que o ingerimos, já que consumimos bastante água, mas, após urinar, sentir-nos-emos com mais fome“, diz.