Estamos em casa para nos protegermos a nós e aos outros do novo coronavírus, mas temos de ter atenção se estamos a cuidar de todos os aspetos da nossa saúde. É que ficar entre quatro paredes pode estar a fazer com que não esteja a dar ao seu corpo a dose diária necessária de vitamina D. Afinal, o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. Esta é importante por ser responsável pelo bom funcionamento do sistema imunológico, coração, ossos e intestinos, só para dar alguns exemplos.
Então, como ter a certeza de que não está a falhar em dar este bem tão importante ao seu corpo? Para começar, tem de ter a certeza de que, todos os dias, está a conseguir apanhar sol. Sim, é assim que consegue este nutriente tão importante! Mas veja que não vale ter as janelas fechadas e desfrutar do calor através do vidro. Para absorver vitamina D, aproveite para se sentar mesmo na varanda ou jardim. Se não tiver um espaço de rua disponível, abra bem a janela e desfrute.
Não precisa de ter grande porção de corpo exposta. Basta desfrutar do sol no rosto, pescoço ou braços. Isto, claro, sempre com protetor solar. E recorde-se que basta ficar entre 15 a 30 minutos nestes momento que, não só lhe dá a vitamina D necessária, como ainda pode ser relaxante e ajudar a recuperar energias.
pessoas com pele mais clara devem se expor em média de 15 minutos a 20 minutos; já as peles mais escuras precisam de cerca de 1 hora de sol; enquanto tons intermediários podem receber de 30 minutos a 40 minutos de luz solar. Veja se está a cumprir esta missão todos os dias e garanta a sua saúde!