A ortodontia invisível é a grande aposta da especialidade para sorrisos alinhados e felizes e, apesar de já existir há 20 anos e ter sido realizada em milhares de pessoas, ainda existem muitas dúvidas relativamente a este tratamento. Será que é tão eficaz como um aparelho tradicional? Se dura menos tempo, irá o alinhamento perdurar?
As questões são muitas e o desconhecimento gera mitos que pairam no ar. Para esclarecer todos aqueles que pensam em ter um sorriso perfeito, mas sem saber por onde começar, a Impress, clínica especializada exclusivamente em ortodontia invisível, esclarece cinco mitos sobre alinhadores invisíveis.
O alinhador invisível não funciona tão bem como os aparelhos tradicionais
A qualidade do tratamento depende sempre da técnica e profissionalismo do ortodontista, bem como do compromisso e grau de disciplina do paciente. Para que o tratamento dos alinhadores invisíveis funcione a 100%, é necessário que o paciente cumpra as indicações que lhe são dadas e respeite o número de horas indicado para conseguir o sorriso que idealiza.
Os alinhadores invisíveis só podem ser utilizados em casos de fácil tratamento
Cada paciente deve ser avaliado individualmente para saber qual o alinhador invisível mais indicado para o seu caso, mas não há casos impossíveis. Os alinhadores invisíveis conseguem resolver todos os casos, sendo que existem vários modelos de alinhadores próprios para cada situação e para cada nível de tratamento, desde os mais fáceis aos que exigem maiores cuidados.
É preciso ir ao ortodontista a cada 15 dias trocar os alinhadores
O tratamento de ortodontia invisível permite que sejam os próprios pacientes a trocar os alinhadores, não tendo de se deslocar à clínica para esse efeito. A cada 15 dias, o paciente pode trocá-los no conforto do seu lar, sendo apenas necessário ir ao especialista sempre que surja alguma situação que exija um acompanhamento profissional mais próximo. Há algumas clínicas, como a Impress, cuja equipa médica monitoriza a evolução do tratamento através de uma app, para a qual o paciente deve enviar uma fotografia do seu sorriso de cada vez que troca de alinhadores.
Nem todos os alimentos podem ser ingeridos durante o tratamento
Os alinhadores invisíveis são removíveis e devem ser removidos sempre que for comer, não existindo por isso, alimentos que façam parte da lista dos proibidos. Desde que retire os alinhadores, no momento da refeição, nenhum alimento põe em causa o tratamento.
O tratamento com alinhadores invisíveis atrapalha a fala
É normal que exista sempre um período de adaptação de, habitualmente, três dias, mas a fala não será um problema. Ainda que no início algumas palavras possam soar mais estranhas ou engraçadas, rapidamente a boca se adapta aos alinhadores. Além disso, os alinhadores invisíveis são mais confortáveis que o aparelho tradicional, pois não têm fios e ou pontas que magoem a boca e causem lesões, como aftas, que além do incómodo, prejudicam a fala.