Um dos grandes obstáculos que os médicos enfrentam ao tratar e acompanhar o desenvolvimento da covid-19 é o facto de ainda haver muito mistério em torno da doença. Desde os sintomas oficiais a outros mais estranhos, cada caso é um caso e a lista de sinais aos quais devemos prestar atenção tem vindo a aumentar.
Agora, surge a possibilidade de a dor de ouvido ser considerada sintoma, após relatos de alguns infetados, agora já recuperados. E os médicos pronunciam-se acerca do que pode provocar tal sintoma. Em conversa com a Prevention, vários especialistas listram possíveis motivos para este fenómeno.
“Há pessoas infetadas com covid-19 a reportar dores de ouvido e há uma plausibilidade biológica nisso“, explica Thomas Russo. E Elliott Kozin, otorrinolaringologista, acrescenta: “até à data, há casos publicados em que o SARS-CoV-2 foi identificado no ouvido médio. Ainda assim, não sabemos até que ponto a presença do vírus pode causar quaisquer sintomas de audição”.
Kozin afirma ainda: “Para a maioria dos pacientes, tendo em conta os dados disponíveis, sintomas auditivos são provavelmente causados por uma inflamação secundária das vias aéreas superiores”, incluindo o nariz, cavidade nasal, garganta.
Por fim, Amesh Adalja esclarece que a covid-19 pode causar inflamação dos seios nasais, parte de trás da garganta bem como das trompas de eustáquio. “Isso pode provocar desconforto no ouvido”, garante a especialista.
Recorde os sintomas de covid-19 listados oficialmente:
- Febre ou calafrios
- Tosse
- Falta de ar
- Cansaço
- Dores corporais/ musculares
- Dores de cabeça
- Nova perda de olfato ou paladar
- Dor de garganta
- Congestão/ corrimento nasal
- Náusea ou vómitos
- Diarreia