Meses antes de entrar para a faculdade, corria o ano de 2013, tive uma crise de acne que deitou a minha autoestima para o fundo do poço. Segui à risca o tratamento recomendado pelo meu dermatologista e, alguns meses depois, as melhorias eram visíveis.
Desde que consegui libertar-me daquelas borbulhas horríveis, pensar que poderia voltar a ter de lidar com elas era uma realidade longínqua. Porém, perto do final de 2019 comecei a ter algumas na zona mais afetada pelo acne – a testa -, que vieram a piorar um pouco ao longo de 2020.
Embora esta “nova crise” não seja tão grave como a primeira, não deixa de incomodar bastante – sobretudo, depois de alguns anos de pele novamente lisa. Pois bem, tendo isto em conta, o desafio desta semana foi focado na minha rotina de skincare.
Já experimentei máscaras caseiras, cremes para peles oleosas…o que possam imaginar. E nada resolveu. Por isso, nos últimos dias, mantive-me fiel a uma rotina simples, na esperança de que, mesmo não diminuindo as borbulhas, me ajudasse a ter uma pele mais limpa.
Pois bem, tive #cartabranca para, pela manhã, lavar a cara com sabão azul e branco e, com este ainda no rosto molhado, massajá-la com a minha LUNA mini 3, da FOREO. Em seguida, passei a cara por água fria e apliquei um hidratante – neste caso, o gel de água micelar Esthederm.
À noite, o sabão azul e branco foi substituído pela água micelar osmopure, também da Esthederm. Voltei a massajar o rosto com o mesmo dispositivo e, por fim, após passar a cara por água e secá-la, apliquei o sérum FOREO.
Ao fim de cerca de sete dias a manter esta rotina – cujos produtos se encontram na galeria de imagens acima – posso dizer que, apesar de não ter eliminado as indesejadas borbulhas, a minha pele agradeceu todo o “carinho”. Eis as três principais alterações que notei:
1 – Eliminou zonas ressecadas da pele
Talvez pela descida rápida das temperaturas nos últimos dias, tinha a pele do nariz a descamar. Logo a meio da semana, notei uma drástica melhoria e, atualmente, a pele está lisa e sem sinais de descamação. Também tinha uma zona da pele seca no canto da boca que melhorou bastante.
2 – Não surgiram novas borbulhas
Eis algo interessante – as borbulhas que tinha não desapareceram (tal como esperado, até porque não há milagres), mas não notei o aparecimento de novas. E isto já é vitória suficiente, certo?
3 – Pele limpa e macia
Acima de tudo, o cuidado que mantive ao longo dos últimos dias, deixou-me a pele muito mais macia que antes – efeito que durou todo o dia, e não apenas logo após a rotina – e com uma sensação de maior limpeza.
Costumam seguir religiosamente alguma rotina de cuidados com a pele? Contem-nos tudo, pelas redes sociais, utilizando a hashtag #cartabranca. Esperamos os vossos testemunhos. Até para a semana!