Após prever que nos encontraríamos numa situação pandémica semelhante à que vivemos, Bill Gates revelou aquilo que acha que vai ser o futuro. Nomeadamente, como tudo será pós-pandemia – uma realidade que, garante, vai chegar, embora atualmente pareça longínqua.
Numa conversa de podcast com Rashida Jones, o empresário deixou 7 previsões de como viveremos após a covid-19. Confira-as:
- As reuniões virtuais serão a norma. Gates refere que os encontros presenciais serão mais “ponderados”, no sentido em pensaremos duas vezes antes de os assumirmos. E tal aplica-se a reuniões de trabalho ou mesmo consultas médicas.
- Haverá melhores plataformas para encontros virtuais. Segundo o empresário, ficaremos “surpreendidos com o quão rápido iremos inovar nos softwares.
- O escritório será partilhado. Além de as idas ao local de trabalho se tornarem menos frequentes, iremos assistir à partilha do espaço por diferentes empresas.
- As nossas comunidades serão reformuladas. Irá aumentar a importância dos subúrbios, com o facto de mais pessoas trabalharem remotamente e não terem necessidade de viver no centro da cidade, perto do trabalho, onde o custo de vida é mais elevado.
- Mudarão os nossos centros sociais. É possível que passemos menos tempo a socializar com os nossos colegas de trabalho e mais tempo com a família e amigos mais próximos, perto do local de residência.
- O ‘normal’ irá demorar. “Acho que muitas pessoas irão permanecer meio conservadoras nos seus comportaments, sobretudo se são próximos de pessoas de alto risco“, diz, afirmando que, mesmo quando os números baixarem onde vivemos, o vírus ainda circulará noutras partes do mundo, pelo que teremos sempre de ter alguns cuidados.
- A próxima pandemia não será tão má. “O principal motivo pelo qual terá um menos impacto destrutivo é que já teremos prática“, olharemos para os bons exemplos de outros países e as “ferramentas de teste serão melhores“. No fundo, Gates acredita: “não seremos tão estúpidos numa segunda vez”.