Este ano, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, a Wonther e 17 outras marcas criadas por mulheres portuguesas vão doar 8% da sua faturação para reduzir a pobreza menstrual em São Tomé e Príncipe e na Guiné-Bissauatravés da Associação Missão Dimix. A campanha chama-se “Stand by Her” e decorre entre 1 e 8 de março.
Sónia Pessoa, Coordenadora e Fundadora da associação, definiu três causas prioritárias:
- Enviar pensos reutilizáveis criados por uma rede de voluntários em Portugal;
- Adquirir máquinas de costura manuais para que se possam criar pensos higiénicos reutilizáveis localmente;
- Construir casas de banho para uso exclusivo de meninas nas escolas locais.
“A dignidade menstrual é uma causa que nos é muito querida e sobre a qual já debatíamos internamente há muito tempo. Quando conhecemos a sexóloga Vânia Beliz, umas das principais promotoras desta missão, a empatia foi imediata e sabíamos que tínhamos de ajudar.”, refere Olga Kassian, fundadora da Wonther.
A esta ação juntam-se as marcas Limon Rose, Nazareth, Plume Organic, Clair Couture, Pura Creative Nature, Joana Ribeiro Joalharia, Ana Marta Cerâmica, Ownever, Inusitado, Mauvais Marie, Airosa Design, Normal or Not, Wheat & Rose, Knot Knot, MIRAKAYA, Light Years Away e Marita Moreno.
Durante esta semana, poderão assistir a Lives no Instagram da Wonther, bem como participar numa sessão dia 8 na aplicação ClubHouse com todas as intervenientes desta causa onde será discutida a Dignidade Menstrual e a Normalização da Menstruação.