O British Medical Journal reportou, recentemente, o caso de uma jovem indiana de 25 anos que procurou ajuda médica quando começou a chorar sangue – e não era a primeira vez que tal lhe acontecia. De acordo com o jornal, esta é uma “entidade clínica rara“.
A jovem estaria a sofrer de hemolacria, condição física em que as lágrimas são tingidas de sangue. E das duas vezes que passou por isso, estava a menstruar. Todos os exames que lhe foram feitos, incluíndo aos olhos, tiveram resultados normais, pelo que os médicos concluíram que a causa dos episódios seria mesmo a menstruação.
Assim, o diagnóstico foi “menstruação ocular vicária”, que significa que, durante a menstruação, também sangra dos olhos. Na verdade, é possível sangrar de diferentes partes do corpo nesta fase do ciclo, além dos genitais, mas tal é um fenómeno raro. O tratamento pode passar por tomar cotracetivos orais, como a pílula. No caso desta jovem, foi precisamente assim que conseguiram controlar os episódios. “No seguimento qua fizemos por três meses, não voltou a ocorrer“, lê-se, no relatório.