Muitas mulheres não estão familiarizadas com o colo do útero. Também conhecido como cérvice, trata-se de um pedaço de tecido cilíndrico firme localizado na parte superior da vagina, logo abaixo da base do útero — ele liga os dois. A abertura do colo do útero, conhecida como orifício externo, lembra o formato de um pequeno donut.
Regra geral, ouvimos falar deste órgão fibromuscular em forma de pera invertida sempre associado ao parto, porque ele dilata 10 centímetros para que a cabeça do bebé passe do útero, através da vagina, e saia cá para fora. Ele também abre ligeiramente durante a menstruação, de modo a que o fluxo possa passar, o que explica as cólicas que algumas mulheres sentem.
Como medir a altura do colo do útero?
O colo do útero pode ser alto, baixo ou de altura média, sendo que tanto a altura como a posição podem mudar durante o ciclo menstrual, e isto é algo único para cada mulher. Pode medir a altura verificando por si mesma: lave as mãos e insira o dedo indicador (ou o médio) na vagina até sentir o colo do útero — é macio e redondo, como a ponta do nariz.
Observe a profundidade que o seu dedo atingiu dentro do canal vaginal, retire-o e meça esse comprimento com uma régua. Tem um colo do útero alto se o comprimento for de 55 milímetros ou maior. O seu colo do útero tem altura média se o comprimento se situar entre os 45 e os 55 milímetros. Caso a distância seja de 44 milímetros ou menos, tem colo do útero baixo.
A escolha do copo menstrual certo
Se tiver um colo do útero alto, pode usar qualquer tamanho ou comprimento de copo menstrual ou tampão que seja confortável para si. As mulheres que têm prolapso uterino, o que pode significar um colo do útero baixo, podem beneficiar de usar um coletor mais curto ou sem pega. Caso tenha o colo do útero baixo e a inserção de tampões seja difícil, ou eles tendem a deslizar para fora, os discos menstruais também podem ser uma boa opção, uma vez que ficam mesmo abaixo do cérvice.