Não queremos ser as portadoras de más notícias, mas é muito provável que não domine assim tão bem algo que faz desde sempre: escovar os dentes.
Quer já tenha saltado uma das duas escovagens recomendadas por dia ou o uso de fio dental, a verdade é que ninguém está imune a pequenos erros na rotina diária de cuidados. Contudo, é importante não descurar a higiene oral. Para que o seu sorriso esteja sempre no seu melhor, reunimos algumas dicas preciosas que especialistas deram à revista InStyle.
Veja, abaixo, os erros que tendemos a cometer com mais frequência:
Fazer movimentos na direção errada
De acordo com o Dr. Timothy Chase, dentista cosmético, devemos escovar os dentes em movimentos suaves de círculos, e não para cima e para baixo – e muito menos para trás e para a frente. Este último, em particular, pode levar à inflamação das gengivas e, em casos graves, à retração gengival.
Usar uma pasta de dentes demasiado abrasiva
Tanto Amy Hazlewood, higienista oral, como o Dr. Chase concordam: usar uma pasta de dentes demasiado abrasiva é um grande erro. Fale com o seu dentista sobre o produto mais indicado para si – no geral, o melhor é usar uma pasta com fluoreto, especialmente se tiver dentes sensíveis. Quanto a agentes branqueadores, o dentista cosmético recomenda deixá-los para produtos ou procedimentos específicos, ou seja, longe da pasta que usa diariamente.
Escovar os dentes logo após as refeições
“Deve esperar pelo menos meia hora para a saliva na sua boca remineralizar os dentes,” aconselha o Dr. Chase. “Se lavar os dentes demasiado cedo, pode remover o esmalte”. Isto verifica-se particularmente depois da ingestão de alimentos ácidos como tomates ou citrinos e depois da regurgitação, graças ao ácido no estômago. Não é uma imagem bonita, mas é importante saber quando estiver doente ou até mesmo a passar por uma gravidez difícil.
“É imprudente escovar quando o pH da boca é muito baixo [ácido]”, concorda a higienista oral Amy Hazlewood. “Se as superfícies, especialmente as raízes, são microscopicamente mais macias, isso pode levar a danos nos dentes. É por isso que escovar [imediatamente] depois de vomitar não é bom “.
Aplicar demasiada força
Há quem acredite que aplicar muita pressão enquanto escova os dentes garante que eles ficam super limpos, mas, na verdade, pode estar a prejudicar o esmalte. “Deve aplicar uma leve pressão,” diz o Dr. Chase. “Eu recomendo usar uma escova elétrica de qualidade para remover totalmente a necessidade de usar muita força e deixá-la fazer o trabalho.”
Usar uma escova demasiado grande
As escovas de dentes vêm em tamanhos diferentes por um motivo: as nossas bocas têm tamanhos diferentes. “Uma escova demasiado grande impede a adaptação ao formato do arco da boca e que as cerdas cheguem aos dentes,” avisa Hazlewood. No que às escovas manuais diz respeito, a especialista recomenda escolher uma que tenha uma cabeça capaz de limpar dois dentes ao mesmo tempo.