O duche é um cuidado básico de higiene altamente relaxante que, num cenário perfeito, devemos ter todos os dias. Contudo, a maioria das pessoas peca no que diz respeito ao tempo passado dentro do polibã.
Entre duches demasiado longos ou demasiado curtos, qual é a melhor opção? No meio é que está a virtude.
Melissa Wood, diretora da clínica Skin Emporium, em Londres, diz que 10 minutos (ou um pouco menos) é a duração ideal para garantir que o suor, as células mortas e as impurezas são removidos, o que previne o aparecimento de odores desagradáveis sem causar o caos na epiderme. “Por melhor que saibam num dia longo e frio, os banhos quentes podem ressecar muito a pele, removendo os óleos naturais. A pele seca pode exacerbar condições comuns, como o eczema”, explica à revista Glamour.
O farmacêutico Abbas Kanani ecoa a mesma opinião, revelando que entre 8 a 10 minutos, em geral, é suficiente para hidratar e limpar a pele. “Tomar banho por menos de cinco minutos pode não ser tempo suficiente para limpar o corpo e pode causar infeções bacterianas ou fúngicas”, acrescenta.
Alguns especialistas defendem que usar água fria mesmo antes de sair do duche tem vários benefícios. “Para fazer disparar a energia de manhã, experimente usar água fria durante os últimos 30 segundos do duche. Não só vai ficar mais desperta, como este truque ajuda a reduzir o stress, a melhorar a circulação e a reduzir as dores musculares depois de um treino”, aconselha Kristina Velkova, fundadora da empresa Vitaclean.
Também existirão vantagens outras vantagens, mais relacionadas com o mundo da beleza. Por exemplo, a água fria pode ajudar a reduzir o inchaço e a fechar os poros, fazendo com que a tez pareça mais uniforme. Além disso, deixará o cabelo com um brilho saudável.