O Inverno está a chegar, mas o frio já tem feito das suas. As baixas temperaturas que se fazem sentir obrigam a vestir várias camadas de roupa, a ingerir bebidas bem quentes e há quem sofra ainda mais…com os dentes. A poucos dias de entrarmos na estação mais fria do ano, a Impress, cadeia de clínicas especializadas em ortodontia invisível, revela as três consequências que o frio pode causar no sorriso e desvenda ainda qual a melhor forma de o proteger:
- Desconforto nos dentes e mandíbula – quando o frio aperta, os dentes retraem-se. Habitualmente, as baixas temperaturas são responsáveis pelo famoso “tiritar” de dentes que causa desconforto e dor em toda a boca. Assim, a solução passa por respirar, maioritariamente, pelo nariz, garantindo assim que a boca permanece fechada e à sua temperatura ambiente;
- Sensibilidade dentária – o frio é um dos principais responsáveis pela sensibilidade dentária. Causada por temperaturas extremas e por pequenas fraturas que tornam o dente mais exposto ao frio, esta é uma das condições mais comuns no Inverno e que pode afetar a saúde e bem-estar de um sorriso. Para a prevenir, devemos evitar bebidas demasiado quentes e optar por utilizar uma pasta dentífrica adequada;
- Aftas e herpes – o ar seco do Inverno leva a uma boca também mais seca e, consequentemente, a uma maior propensão de infeções e bactérias. Exemplo disso são as aftas e os herpes labiais que assumem maior posição durante o tempo frio e colocam em causa a saúde oral. Nesse sentido, é importante garantir a máxima higienização do sorriso e mantê-lo sempre hidratado.
Ainda que o Inverno possa ser culpado de algumas condições de saúde, a Impress relembra a importância de garantir uma correta higienização da boca ao longo das quatro estações do ano. Caso as condições acima descritas permaneçam por mais de três dias, é importante consultar seu dentista ou ortodontista.