Qualquer pessoa que, a dada altura, tenha querido diminuir alguns quilos ou que tenha seguido uma dieta rigorosa, poderá deparar-se com uma época de estagnação do peso. Se é o seu caso, ou se está a começar uma jornada de perda de peso e tem sentido dificuldades, há alguns motivos que podem explicá-lo.
1 – Falta de sono de qualidade
De acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition , mulheres que dormiam menos de quatro horas comiam mais 300 calorias e mais 21 gramas de gordura no dia seguinte. Já para não falar de todos os bem conhecidos benefícios de uma boa noite de sono.
2 – Não ingerir proteína suficiente
Segundo um estudo divulgado na revista FASEB, aqueles que ingerem o dobro da quantidade diária recomendada de proteína, perdem mais gordura e mantêm mais massa muscular dos que apenas consomem o recomendado (cerca de 0,75g por quilo de peso corporal).
Confira estes alimentos (que não carne), ricos em proteína.
3 – Priorizar quantidade e não qualidade
Um estudo americano descobriu que as pessoas que contavam calorias diariamente consumiam mais snacks, se tivesse um melhor valor (comparando com escolhas mais saudáveis). E isto levava a que, no final de contas, ingerissem um maior número de calorias.
4 – Escolher a bebida errada
Pesquisas da Iowa State University descobriram que bebemos mais vinho quando é branco. Um dos motivos é o facto de o tom leve da bebida não dar a sensação de o copo estar tão cheio, comparado com o vinho tinto, por exemplo. E isto leva a que deitemos mais bebida no copo. Além disso, o vinho tinto tem menos açucares naturais e tem mais minerais, como magnésio ou potássio.
5 – Não beber água suficiente
Um estudo da Endocrine Society revelou que beber meio litro de água acelerava o metabolismo dos participantes em cerca de 30%, entre 10 a 40 minutos após a ingestão. E sabe-se que beber água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, além de ter um efeito diurético.
6 – Ter objetivos irrealistas
Investigação da George Washington University descobriu que expectativas irrealistas podem levar a dietas estilo yo-yo, bem como uma diminuição da autoestima. Em vez de pensar “em grande”, comece com objetivos pequenos, como incluir vegetais em várias refeições, e vá aumentando gradualmente.
7 – Estar num espaço desarrumado
Se tem a casa desarrumada – ou, acima de tudo, o local onde trabalha -, saiba que tal pode levar a dificuldades em emagrecer. Um estudo americano descobriu que uma secretária organizada promove escolhas alimentares saudáveis.