Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Sidney, Austrália, revelou algo inesperado. Parece que tremer de frio pode ser mais eficaz do que alguns exercícis físicos, no que à perda de peso diz respeito. E a explicação é simples.
Ora, alguns voluntários foram submetidos a temperaturas entre os 12ºC e os 18ºC até que começassem a tremer de firo. Foram, depois, recolhidas amostras de sangue, de modo a medir os níveis de hormonas e detetar os calafrios que sentiram.
No geral, as pessoas começavam a tremer quando a temperatura se encontrava entre os 14ºC e os 16ºC. Foi notado ainda um estímulo da hormona irisina, produzido pelos músculos, e da hormona FGF21, produzida pela gordura “castanha”, que, ao contrário da branca, trabalha para eliminar calorias.
No que toca à irisina, os cientistas descobriram que, em 10 a 15 minutos a tremer de frio, esta é tão produzida quanto em uma hora de exercício físico numa bicicleta de intensidade moderada. Ou seja, pode obter os mesmos resultados em muito menos tempo.
E não só! “Transformar gordura branca em gordura castanha pode proteger os animais contra a diabetes, a obesidade e gordura no fígado. Os níveis de glicose são mais baixos em humanos com mais gordura castanha”, garante o investigador Paul Lee.
Recorde-se que a exposição ao frio deve ser moderada e sempre com aconselhamento médico.