Dúvidas sobre a Menopausa?
Cerca de 1 em cada 100 mulheres atravessa a menopausa com menos de 40 anos
Foto Katii Bishop

Ainda que todas as mulheres acabem por passar pela menopausa, é notório que o assunto ainda continua a ser tabu. Até 2025, haverá mais de mil milhões de mulheres na menopausa em todo o mundo. Para combater a ideia de que a menopausa são só afrontamentos, a Dra. Susanna Unsworth, ginecologista da INTIMINA e especialista em menopausa e saúde feminina, partilha neste Dia Mundial da Menopausa, um guia através de factos conhecidos e menos conhecidos sobre esta fase da vida das mulheres

Quais são os aspetos menos conhecidos sobre a menopausa que todas as mulheres devem saber?

Antes de mais, a menopausa pode ocorrer em qualquer idade. Cerca de 1 em cada 100 mulheres atravessa a menopausa com menos de 40 anos. E, infelizmente, existem muitas mulheres a serem informadas que são demasiado jovens para estarem na menopausa e, por isso, não lhes é oferecido o apoio devido.

Em segundo lugar, os sintomas vaginais são muito debilitantes e muitas mulheres não procuram ajuda. Contudo, existem tratamentos hormonais tópicos muito eficazes que podem ser utilizados com segurança por quase todas as mulheres e estão amplamente disponíveis. Os sintomas psicológicos também são muito comuns, mas podem ser mal diagnosticados, levando a que o tratamento oferecido seja desadequado e, erradamente, diagnosticado como problemas de saúde mental como ansiedade, mau humor e perdas de memória.

E, por último, mas não menos importante – existem fatores de risco para cancro da mama mais significativos do que a utilização de Terapêutica Hormonal de Substituição. A THS é frequentemente relacionada de forma negativa aos riscos de cancro da mama. No entanto, beber duas bebidas alcoólicas por dia, por exemplo, apresenta um risco maior e muitas mulheres não têm essa consciência. Ainda mais preocupante é o risco associado à obesidade, que é consideravelmente mais significativo do que o da THS, mas raramente discutido neste contexto.

Quais são as perguntas mais frequentes sobre a menopausa?

  • Ainda tenho menstruação, os sintomas que tenho podem ser da menopausa?
    Embora por definição a menopausa signifique a ausência da menstruação, muitas mulheres podem experienciar sintomas até à confirmação definitiva dessa situação. Isto é conhecido como perimenopausa e pode ocorrer até 10 anos antes da menopausa.
  • Já ultrapassei a idade para iniciar a THS?
    Os riscos de utilização de THS aumentam em mulheres que já estejam na menopausa há mais de 10 anos ou com mais de 60 anos de idade, principalmente devido aos riscos cardiovasculares. Contudo, a utilização de THS ainda pode ser considerada se alguém for muito sintomático, por exemplo, e essa decisão deve ser tomada numa análise de base individual.
  • Por quanto tempo devo tomar a THS?
    Não há uma resposta correta a esta questão. Em média, a maioria das mulheres usa a THS entre três e cinco anos. Contudo, a ginecologista aconselha que a THS seja utilizada enquanto for necessária, desde que os benefícios continuem a superar os riscos. Os riscos da THS começam a aumentar depois dos cinco anos de utilização e aumentam ainda mais à medida que o tempo passa. No entanto, estes riscos geralmente permanecem baixos e algumas mulheres podem continuar com sintomas além dos cinco anos. Por esse motivo, recomenda-se que a utilização de THS seja revista anualmente e que a decisão de continuar, ou não, seja feita individualmente a cada revisão.
  • Ainda preciso de usar contraceção?
    A Faculdade de Saúde Sexual e Reprodutiva aconselha que, durante a perimenopausa, as mulheres continuem a utilizar uma forma de contraceção até aos 55 anos de idade. Após a menopausa, para mulheres com menos de 50 anos recomenda-se mais dois anos de contraceção e um ano para mulheres com mais de 50.
  • A THS atrasa a menopausa ou provoca aumento de peso?
    Não. O organismo continua a adaptar-se às alterações naturais na produção de hormonas, apesar de utilizar a THS. Para a maioria das mulheres, o que a THS faz é atenuar os sintomas dessas alterações e, quando interrompem a THS, a maioria dos sintomas já desapareceram. Em relação ao peso, estudos indicam que não há evidências de que a THS cause aumento de peso, ainda assim as alterações são muito comuns da própria menopausa e devem-se principalmente a uma mudança no metabolismo.
  • Se eu iniciar a THS após a menopausa, o meu período volta?
    Se a mulher decidir iniciar a THS após a menopausa, provavelmente ser-lhe-á prescrita uma forma de THS específica para esse caso, em que ambas as hormonas (estrogénio e progesterona) são tomadas todos os dias. Embora haja a possibilidade de alguma hemorragia inicial, esta forma de THS não deve fazer com que retome a menstruação.

Quais são os sintomas menos comuns da menopausa?
Existem mais de 40 sintomas diferentes associados à perimenopausa e à menopausa. Os afrontamentos e suores noturnos (sintomas vasomotores) são provavelmente os mais conhecidos, ainda que, curiosamente, cerca de 30% das mulheres não passe por eles. Na prática clínica de Susanna, há vários sintomas que muitas mulheres desconhecem e que são uma consequência da menopausa.

  1. Dores articulares. Muitas mulheres atribuem-no a dores musculares ou problemas de artrite. A primeira abordagem é salientar a importância do exercício físico para ajudar a manter os músculos e ossos saudáveis, mas também garantir uma dieta saudável com uma boa ingestão de proteínas e suplementos.
  2. Alterações dermatológicas. A secura e prurido da pele não são incomuns, mas existe uma condição chamada formicação, menos conhecida, que é descrita como uma sensação de formigueiro sobre a pele. A THS, o uso de cremes, particularmente os que contêm mentol, e os anti-histamínicos podem ajudar a reduzir os sintomas.
  3. Infeções do trato urinário ou cistite. podem ser mais comuns durante a perimenopausa, e devem-se principalmente a uma redução do estrogénio e ao efeito que tem sobre os tecidos à volta da vagina, bexiga e uretra. Isto é conhecido como atrofia vaginal, ou síndrome geniturinária da menopausa, que se pode gerir com tratamentos de estrogénio.
  • O que mais pode mudar no corpo com a pré-menopausa ou a menopausa?

O vaginismo, que são contrações involuntárias dos músculos da vagina e do períneo e que tornam as relações sexuais dolorosas, a síndrome geniturinário da menopausa, termo utilizado para os sintomas do trato urinário e genital que desenvolvem consequências como a secura, comichão, relações sexuais dolorosas e um potencial aumento de infeções, e a libido, geralmente afetada com a menopausa, com muitas mulheres a descreverem a sua redução, juntamente com uma redução na sensibilidade e dificuldade em atingir o orgasmo.

Intimina KegelSmart – Exercitador Pavimento Pélvico
Foto DR

Os dispositivos de bem-estar sexual podem ajudar a melhorar a sensibilidade da zona genital. Também os exercícios kegel, indicados para fortalecer o pavimento pélvico, podem ajudar na recuperação da sensibilidade da zona íntima e obtenção de orgasmos. Neste caso, deve ser feito previamente um aconselhamento por um profissional especializado em saúde pélvica, e caso seja indicado, a INTIMINA possui exercitadores para ajudar na execução das rotinas de exercício. É o caso da rotina INTIMINA Kegel Laselle, com três esferas de pesos diferentes (28 g, 38 g e 48 g), que fornecem a quantidade certa de resistência para melhorar a força do pavimento pélvico e garantem que a técnica do exercício é executada de forma correta, e o dispositivo inovador INTIMINA KegelSmart, um aparelho que possui um programa de exercícios guiados por vibração que indica quando se deve contrair e relaxar os músculos pélvicos.

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Anunciada Velha: pode ser uma história de longevidade

Anunciada Velha: pode ser uma história de longevidade

Livro: casas na árvore

Livro: casas na árvore

Sandes japonesas, vista para o rio e boa onda no novo Crack Kids Club

Sandes japonesas, vista para o rio e boa onda no novo Crack Kids Club

Grandes novidades à espreita na Apple Worldwide Developers Conference?

Grandes novidades à espreita na Apple Worldwide Developers Conference?

“The Serpent Queen”: A série sobre Catarina de Médicis, a anti-heroína, no TVCine Emotion

“The Serpent Queen”: A série sobre Catarina de Médicis, a anti-heroína, no TVCine Emotion

Indústria de betão aumentou produção em 1,5 milhões de m3 entre 2019 e 2023

Indústria de betão aumentou produção em 1,5 milhões de m3 entre 2019 e 2023

JL 1372

JL 1372

Em bons lençóis. Três marcas portuguesas apostam no têxtil de cama

Em bons lençóis. Três marcas portuguesas apostam no têxtil de cama

Campos de férias: dias de aventura!

Campos de férias: dias de aventura!

EXAME 470 - Junho de 2023

EXAME 470 - Junho de 2023

A La Redoute designa três tendências de mobiliário de exterior

A La Redoute designa três tendências de mobiliário de exterior

Letizia surpreende com

Letizia surpreende com "look" colorido no dia Mundial da Cruz Vermelha

Fernanda Serrano emociona-se na apresentação do livro do filho do falecido ator Pedro Lima

Fernanda Serrano emociona-se na apresentação do livro do filho do falecido ator Pedro Lima

ATL para aventureiros

ATL para aventureiros

Astronautas chineses da cápsula Shenzhou 15 regressam à Terra

Astronautas chineses da cápsula Shenzhou 15 regressam à Terra

Receita de Eton mess de amora e limão, por Gordon Ramsay

Receita de Eton mess de amora e limão, por Gordon Ramsay

Rania elege vestido preto de alta costura para o casamento do filho

Rania elege vestido preto de alta costura para o casamento do filho

Lavar pouco ou nada a roupa: o que é o movimento

Lavar pouco ou nada a roupa: o que é o movimento "No-Wash", que tem somado cada vez mais apoiantes?

"A relação sexual acaba quando o homem atinge o orgasmo. As mulheres têm de reivindicar o seu prazer, não ter vergonha"

Portugal, 24 de abril: como era o País nas vésperas da revolução

Portugal, 24 de abril: como era o País nas vésperas da revolução

Marta Melro e Paulo Vintém separados

Marta Melro e Paulo Vintém separados

Milhões de placas-mãe da Gigabyte vendidas com ‘porta dos fundos’

Milhões de placas-mãe da Gigabyte vendidas com ‘porta dos fundos’

4 mitos sobre a hidratação

4 mitos sobre a hidratação

O Eco Rally de Oeiras visto por dentro e por fora

O Eco Rally de Oeiras visto por dentro e por fora

4 mitos sobre a hidratação

4 mitos sobre a hidratação

Stellantis inaugura primeira gigafábrica de baterias da AAC em França

Stellantis inaugura primeira gigafábrica de baterias da AAC em França

"TVI Extra” perde comentadora ao segundo dia

Heidi Klum usa decote ousado... e teve um problema!

Heidi Klum usa decote ousado... e teve um problema!

Georgina Rodríguez: ouro sobre vermelho no Festival de Cannes

Georgina Rodríguez: ouro sobre vermelho no Festival de Cannes

O movimento que esvazia pneus de veículos SUV já chegou a Portugal, mas PSP diz que ação

O movimento que esvazia pneus de veículos SUV já chegou a Portugal, mas PSP diz que ação "não é crime"

ATL para artistas

ATL para artistas

Conjuntos: 18 ideias para conjugar peças nos meses quentes

Conjuntos: 18 ideias para conjugar peças nos meses quentes

Termas de São Pedro do Sul crescem 30% nos primeiros cinco meses do ano

Termas de São Pedro do Sul crescem 30% nos primeiros cinco meses do ano

Ricardo Raposo mostra-se apaixonado pela bailarina Fabiana de Sousa

Ricardo Raposo mostra-se apaixonado pela bailarina Fabiana de Sousa

Juta, ráfia e palhinha: 31 acessórios que rimam com o verão

Juta, ráfia e palhinha: 31 acessórios que rimam com o verão

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Se não for a bem, vai a mal

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Se não for a bem, vai a mal

Margarida Corceiro assume fim do namoro com João Félix

Margarida Corceiro assume fim do namoro com João Félix

Agricultores do Baixo Alentejo reclamam medidas de apoio para enfrentar situação

Agricultores do Baixo Alentejo reclamam medidas de apoio para enfrentar situação

Ministro diz que dispositivo do SNS está preparado para as Jornadas da Juventude

Ministro diz que dispositivo do SNS está preparado para as Jornadas da Juventude

JL 1373

JL 1373

Boas ajudas para dominar a arte de grelhar

Boas ajudas para dominar a arte de grelhar

Škoda com elétricos para quem “valoriza as coisas simples da vida”

Škoda com elétricos para quem “valoriza as coisas simples da vida”

«Unidos Venceremos!»: Sindicatos e greves do marcelismo são tema de exposição no Beato e no Barreiro

«Unidos Venceremos!»: Sindicatos e greves do marcelismo são tema de exposição no Beato e no Barreiro

Devem as empresas ajudar os colaboradores a desfrutar a vida?

Devem as empresas ajudar os colaboradores a desfrutar a vida?

JL 1371

JL 1371

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites