![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2020/03/GettyImages-1168900384-1600x1067.jpg)
Aquando da preparação das frutas e vegetais, todos nós temos o hábito de abrir a torneira e lavá-los. Já é algo mecânico e que, para além da questão de higiene, nos dá uma sensação de segurança. Contudo, lavar estes alimentos em água corrente não chega para eliminar todos os pesticidas que contêm. A não ser que compre sempre produtos biológicos, que não têm organismos geneticamente modificados (OGM´s), nem contaminantes, pesticidas ou adubos químicos, estas dicas que lhe deixamos vão-lhe ser muito úteis no seu dia-a-dia.
Tendo em conta que a maioria dos produtos químicos se encontra concentrada na casca das frutas e dos vegetais, descascá-los pode ser a solução mais rápida e eficaz, mas também a menos benéfica para si. Isto porque estaria a desperdiçar a maior parte dos nutrientes, das fibras e das vitaminas presentes na casca. Por isso mesmo, opte por fazer o seguinte: lavar bem as frutas e legumes deixando-as de molho numa mistura de 90% de água e 10% de vinagre ou sumo de limão, durante meia hora. Pode, também, lavar estes alimentos misturando água com sal grosso ou bicarbonato de sódio. Neste caso, para um litro de água deve adicionar duas colheres de sopa de sal ou de bicarbonato.
Se tiver pressa e quiser comer uma maçã com casca, por exemplo, pode esfregá-la com um bocadinho de bicarbonato de sódio e depois lavar em água abundante. De referir que há alimentos que absorvem mais facilmente os produtos químicos, como é o caso das uvas, das maçãs, da alface, do tomate e dos espinafres, enquanto outros oferecem mais resistência, não tendo tanta concentração na sua casca ou folhas. O repolho, a batata-doce e a cebola são bons exemplos disso.