A tiroide é uma glândula endócrina absolutamente fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, cujas hormonas são compostas por iodo. É a libertação dessas hormonas que ajusta a velocidade do metabolismo celular, a utilização dos recursos energéticos, a temperatura corporal e o funcionamento cardiovascular, muscular e cerebral. Contudo, e de acordo com dados do Serviço Nacional de Saúde, mais de um milhão de portugueses é afetado pelas doenças da tiroide.
Neste sentido, e para prevenir alguns desequilíbrios hormonais, convém ter alguns cuidados com a alimentação e incluir alimentos ricos em iodo na sua dieta. Os três principais são:
Peixes e crustáceos: estas são ótimas opções de proteína, já que têm um baixo teor de gordura e são ótimas fontes de ferro, cálcio, iodo, ómega 3, fósforo e vitamina B12.
Leite: o leite e os seus derivados são uma importante fonte de iodo, pelo que auxiliam de forma direta o controlo das hormonas. Além disso, são ricos em vitaminas e minerais – sendo a vitamina D uma das mais importantes, pois é vital para o bom funcionamento do sistema imunitário.
Ovos: o ovo é um dos alimentos mais ricos nutricionalmente, além de ser muito versátil na forma como se pode consumir. Rico em iodo é, também, uma excelente fonte de proteína, sendo rico em vitaminas A, D, E, K e B12.