No Dia Mundial da Saúde Oral, que se celebra a 20 de março, o médico dentista Hugo Madeira, fundador da Clínica Hugo Madeira – Estética & Implantologia Avançada, relembra-nos que a prevenção é o melhor remédio. Hugo Madeira explica-nos que as visitas regulares ao Higienista Oral “podem fazer evitar não só problemas de saúde mas também possíveis tratamentos dentários mais dispendiosos”.
A importância da higiene oral
As consultas de higiene oral têm como principal objetivo o diagnóstico, a prevenção e a manutenção dos tratamentos efetuados pelos médicos dentistas. Hugo Madeira explica-nos que “uma higiene oral ideal deverá ser realizada em casa e complementada com visitas ao higienista oral a cada seis meses, excepto quando indicação contrária”. Destartarização, alisamento radicular, polimento da superfície dentária ou aplicação tópica de flúor, são alguns dos tratamentos que ajudam a manter e devolver a frescura ao seu sorriso.
A solução mais inovadora para higienizar os seus dentes
A Terapia Guiada por Biofilme (GBT), é atualmente a solução mais inovadora no que diz respeito à prática de higiene oral por profissionais, tornando este tratamento numa experiência confortável, indolor e extremamente eficaz a eliminar todo o Biofilme existente na boca.
O médico dentista explica-nos que a “Terapia Guiada por Biofilme é um método inovador que permitiu aos higienistas transformar a experiência do paciente, trocando os métodos convencionais, normalmente associados a sensibilidade, à vibração, ao frio, ao sabor desagradável e ao som dos instrumentos, por um sistema revolucionário e moderno que oferece uma saúde oral duradoura, indolor e para todas as idades.”
Esta terapia consiste numa sequência de etapas de tratamento personalizadas e adaptáveis às necessidades específicas de cada paciente. Isto permite oferecer o mais alto padrão de tratamento da forma minimamente invasiva, sem causar desconforto.
EIS OS 7 PASSOS ESSENCIAIS PARA UM SORRISO SAUDÁVEL E FELIZ
- 1 – Escovar os dentes, no mínimo, duas vezes por dia.
- 2 – Passar fio dentário, pelo menos, uma vez por dia — preferencialmente à noite.
- 3 – Optar por uma pasta dentífrica com flúor.
- 4 – Usar uma escova adequada aos seus dentes e as suas gengivas — de cabeça suave ou média.
- 5 – Trocar de escova regularmente — um bom truque para não deixar escapar a data, é associar esta troca às mudanças da estação do ano ou quando verificar que as cerdas da escova estão curvas.
- 6 – Preferir uma alimentação variada e rica em nutrientes, evitando os alimentos açucarados.
- 7 – Visitar o higienista a cada seis meses.