Defecar é uma função biológica vital que livra o corpo de bactérias, fibras, células, água e matéria vegetal indigesta. Mas, embora todos os seres humanos o façam, não o fazemos com a mesma frequência. Algumas pessoas vão à casa de banho todas as manhãs, exatamente à mesma hora, e outras têm horários mais imprevisíveis.
Então, qual é a frequência ideal para ir à casa de banho e manter o intestino regulado? A gastrenterologista Jean Marie Houghton diz à revista “Health” que “a frequência média é entre três vezes por dia e uma vez a cada três dias — e tudo pelo meio”. Segundo a médica, a maioria das pessoas tem uma rotina bem estabelecida e, “apesar de poder variar com o passar do tempo, com a atividade ou a dieta, é bastante previsível”.
A especialista explica que se se sentir bem, isso é um sinal de que está tudo bem e, como tal, é escusado fixar-se num número específico. Por outro lado, se evacua com a mesma frequência e sente-se sempre inchada, desconfortável ou com uma necessidade urgente de defecar, deve procurar um profissional de saúde.
Não se esqueça de que podemos aprender muito sobre a nossa saúde através das fezes, independentemente da frequência dos movimentos intestinais. Existem alguns sinais considerados de alerta: sangramento, mudanças significativas no tamanho, cor ou frequência, e dores ao evacuar. Além disso, se tiver um historial familiar de doenças gastrointestinais, é sempre aconselhável partilhar essas informações com o seu médico.