10 hábitos que prejudicam a sua pele
Pode pensar que cuida bem da pele e que tem uma rotina de cuidados mais do que adequada. Contudo, há praticas que, mesmo sem nos apercebermos, danificam a tez.
Não proteger a pele das intempéries
Os especialistas alertam para o facto de tanto o frio extremo como o calor intenso poderem danificar a pele. Se não se a proteger adequadamente poderá causar secura e queimaduras. No inverno, o sol continua a ser um dos principais factores de fotoenvelhecimento da pele. A utilização de um protetor solar durante todo o ano previne o aparecimento de rugas e de manchas na pele.
Dormir sem remover a maquilhagem ou fazê-lo com toalhetes de limpeza
Sabia que uma pessoa que dorme com maquilhagem envelhece o equivalente a três dias? A maquilhagem obstrui os poros, aumentando a probabilidade de acne ou agravando-a e provocando sinais de envelhecimento prematuro. Além disso, se está habituada a utilizar toalhetes desmaquilhantes, deve saber que estes não removem todos os ingredientes activos do produto, pelo que a limpeza do rosto fica incompleta.
Não aplicar protetor solar
O protetor solar não é apenas para o verão. Nas últimas décadas, a sensibilização para a proteção solar aumentou consideravelmente, passando de algo praticamente desconhecido a um tema de interesse geral. Isto é essencial para melhorar os hábitos de fotoprotecção e assim reduzir as taxas de cancro da pele no futuro.
Tomar duche com água muito quente
Os duches longos e a água quente podem eliminar a oleosidade natural da pele e agravar a secura. Opte por duches rápidos com água morna para evitar a perda excessiva de humidade. Evite esfregar vigorosamente a pele com a toalha após o duche. Em vez disso, seque-a suavemente para reter a humidade.
Dormir pouco
A falta de sono poder tornar a pele baça e contribuir para o aparecimento de olheiras e bolsas sob os olhos. Estamos todos conscientes destas coisas, mas raramente damos prioridade ao descanso.
Manipulação de lesões cutâneas
Manusear borbulhas e pontos negros com as mãos sujas pode espalhar bactérias e piorar a inflamação. Apesar de sabermos isto, muitas vezes não o podemos evitar. O segredo é ter sempre à mão os melhores produtos de limpeza e saber como os utilizar.
Não beber água suficiente
Quando se fala em hidratar corretamente a pele, diz respeito a uma hidratação da pele por dentro e por fora. Não beber água suficiente pode fazer com que a pele pareça seca e sem brilho.
Maus hábitos alimentares
Os alimentos processados carecem de nutrientes essenciais e são ricos em açúcares, sal e gorduras saturadas. Além disso, são desidratantes. A má alimentação é das principais causas das rugas.
Tabaco e álcool
Além de provocarem outro tipo de doenças, o tabaco destrói o colagénio, acelerando o envelhecimento e o álcool desidrata e provoca flacidez.
Negligenciar a hidratação
Manter a pele hidratada não é apenas uma questão para o verão. A descida das temperaturas e o regresso do frio afetam, especialmente, as zonas mais expostas do corpo, como o rosto. Para isso, é preciso seguir uma boa rotina com produtos que ajudem a manter a hidratação e a luminosidade da pele ao longo do dia.
10 hábitos que prejudicam a sua pele
10 hábitos que prejudicam a sua pele