Os benefícios de correr à chuva
Chegámos aos meses do frio e da chuva e isso pode tornar-se um obstáculo para todos os que gostam de calçar os ténis para correr. Não há desculpas, é possível correr à chuva e, se for atleta, sabe-o bem. Se não for, siga os conselhos dos especialistas.
À primeira vista, correr à chuva não é muito apelativo, e parece haver mais desvantagens do que benefícios. Contudo, a única desvantagem é o simples facto de se molhar
– A chuva tem um efeito termorregulador no corpo, pelo que os músculos estão a uma temperatura óptima e podem evitar-se lesões.
– O ar que respiramos é mais limpo.
– Existem menos pessoas na rua.
– Sensação de liberdade.
Conselhos úteis para correr à chuva
– Quando se começa a correr, a chuva não é um problema para manter a temperatura corporal, mas é um problema antes e depois, por isso é aconselhável aquecer e arrefecer dentro de casa (por exemplo, fazer os exercícios de mobilidade à porta e alongamentos em casa).
– É importante escolher o terreno em que vai correr. Para evitar escorregadelas e quedas, é preferível evitar as zonas de terra batida ou relvadas, que podem estar enlameadas ou encharcadas.
– Na medida do possível, opte por um treino contínuo, ou seja, sem grandes paragens, como uma corrida longa ou uma mudança de ritmo, evitando pausas para arrefecer.
– Escolher vestuário adequado.
– Proteger os aparelhos electrónicos (se os utilizar), como auscultadores ou telemóveis.
– Utilizar vaselina nas zonas mais propensas a fricção, uma vez que a fricção é mais provável se ocorrer com o equipamento molhado.
– No fim, despir a roupa o mais rapidamente possível e tomar um duche.
Escolher o equipamento correto
– Casaco corta-vento/capa de chuva com respirabilidade.
– Não usar demasiadas camadas, que se molham e se tornam desconfortáveis e pesadas.
– Se a temperatura o permitir, use calções, para que a água molhe diretamente as pernas em vez das calças.
– O uso de um chapéu pode ser útil para manter a água longe dos olhos.
– A escolha de calçado impermeável é também uma vantagem. Atualmente, existem muitos modelos que protegem os pés da chuva com tecidos impermeáveis (normalmente, são sapatos adequados para a montanha, por exemplo).
– Mudar de roupa assim que terminar.
– Roupas chamativas, com elementos reflectores, uma vez que a chuva reduz a visibilidade e pode ser perigosa se estiver a correr na cidade ou em zonas onde possam passar veículos.
– Se a temperatura não for baixa (> 15°C), é preferível usar menos roupa para evitar usar demasiada roupa molhada.
Quando a corrida não é aconselhável
Há alturas em que correr não é aconselhável e é melhor mudar a rotina de treino. Em dias de tempestade com aguaceiros, relâmpagos e vento, quando sair para correr pode ser perigoso, procure alternativas e faça um treino cardiovascular em casa.
Os benefícios de correr à chuva
Os benefícios de correr à chuva
Os benefícios de correr à chuva