Muitas pessoas admitem sentir vontade de comer doces todos os dias. Está comprovado que o açúcar é tão viciante quanto algumas drogas, tendo efeitos semelhantes no cérebro. Aliás, removê-lo abruptamente da dieta pode causar sintomas de abstinência, incluindo fadiga, depressão, dores musculares e de cabeça. Não admira que não seja fácil cortá-lo de vez.
Não é fácil, mas também não é impossível. Com isso em mente, reunimos algumas coisas que o seu corpo pode estar a tentar dizer-lhe através dos desejos por doces:
Deficiência de Magnésio
É importante identificar o tipo de doces que sente vontade de comer. “Se deseja chocolate, isso pode significar que o seu corpo tem falta de magnésio, que é algo bastante comum nos dias de hoje”, explica a nutricionista holística Elissa Goodman à plataforma Byrdie. Pode apostar no chocolate preto (70% de teor de cacau ou superior), e não no chocolate de leite, para satisfazer o desejo sem sabotar a saúde. De acordo com um estudo, ele é rico rico em antioxidantes que podem melhorar a sua saúde e reduzir o risco de doenças cardíacas.
Deficiência de outro nutriente ou vitamina
Se deseja comer fruta, então está de parabéns! Goodman diz que este é um dos melhores desejos que se pode ter. “O seu corpo pode estar a dizer-lhe que precisa de vitaminas, minerais e antioxidantes adicionais”.
Oscilação do açúcar no sangue
“Se sente desejos por doces repentinamente, é muito provável que esteja a experienciar um descontrolo glicémico”, explica a especialista. “Quando o açúcar no sangue cai, o corpo pode estar a tentar fazer com que lhe dê mais combustível para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis”.
Para manter este equilíbrio, a nutricionista recomenda consumir uma quantidade saudável de proteína e acrescentar mais alimentos ricos em fibra como, por exemplo, feijões e legumes, à dieta, bem como hidratos de carbono complexos. “Isto vai dar-lhe o combustível de que precisa sem os picos de açúcar no sangue”, garante.