Com todos os tabus e ideias erradas sobre a saúde íntima das mulheres que frequentemente envolvem discussões cruciais, é difícil distinguir a verdade do mito. A Intimina ajuda a desvendar alguns dos maiores mitos e a revelar a verdade por trás de alguns dos tabus mais persistentes sobre a saúde íntima das mulheres.
MITO #1: A Menstruação é Suja
VERDADE: A menstruação é uma parte normal da vida – não é embaraçosa, suja ou errada. É sinónimo de saúde reprodutiva e é um aspeto vital da vida das mulheres. Tendo em conta que o sangue menstrual não é diferente de qualquer outro muco corporal, não há razão para colocá-lo numa categoria de repulsa, mas sim aceitá-lo, tal como tudo o que está relacionado com a menstruação.
MITO #2: Discutir a Menstruação é Tabu
VERDADE: Remover o estigma à volta da menstruação é agora mais importante do que nunca. Por muito tempo, a menstruação foi considerada um tabu, fazendo com que as mulheres se sentissem desconfortáveis e constrangidas com os seus corpos. Através de discussões honestas sobre saúde íntima, podemos capacitar as mulheres a darem prioridade ao seu bem-estar e viverem as suas vidas ao máximo.
MITO #3: Usar um Copo Menstrual é Pouco Higiénico
VERDADE: Os copos menstruais são feitos de silicone de grau médico, garantindo higiene e segurança. São reutilizáveis, amigos do ambiente e oferecem proteção sem falhas, revolucionando os cuidados menstruais. Muitas utilizadoras de copos menstruais relatam até a redução de cólicas e desconforto.
MITO #4: Odor Vaginal Significa Má Higiene
VERDADE: O odor vaginal é normal e pode variar ao longo do ciclo menstrual. Muitas vezes é influenciado por mudanças hormonais, suor e até mesmo dieta. O que é realmente importante saber é o que é normal para cada uma de nós e, ao reparar em alguma diferença no odor, cor, consistência ou quantidade – então pode ser altura de investigar – sobretudo se esta mudança for acompanhada por dor, comichão, etc.
MITO #5: A Menopausa é o Fim da Intimidade
VERDADE: Estudos mostraram que dois terços das mulheres não relatam redução do seu desejo sexual durante ou após a menopausa. Muito pelo contrário, a intimidade pode ser reconfortante, tanto fisicamente quanto emocionalmente, e algumas mulheres até relataram orgasmos mais intensos durante a menopausa, o que significa que é possível continuar a desfrutar de uma vida íntima saudável e satisfatória.
MITO #6: A Saúde do Pavimento Pélvico é Irrelevante
VERDADE: Como todos os outros músculos, os músculos do pavimento pélvico requerem exercício regular para se manterem saudáveis e fortes. Funcionam como um suporte para órgãos pélvicos como a bexiga e o útero, oferecendo apoio ao longo da vida e potencialmente influenciando tudo, desde a continência até ao prazer e intimidade. O melhor que se pode fazer para fortalecer estes músculos é fazer exercícios com Kegel.
MITO #7: Sexo Durante a Menstruação não é Saudável
VERDADE: Está provado que o sexo durante a menstruação traz benefícios incríveis: pode ajudar com as cólicas e funciona como um analgésico natural. Também pode encurtar a duração do período porque um orgasmo pode acelerar o processo de descamação do revestimento do útero. Com a ajuda de copos menstruais criados para uma experiência confortável durante o período, como o Ziggy Cup 2, não deve haver mais motivos para perder toda a liberdade.
MITO #8: A Incontinência Urinária é Apenas uma Parte do Envelhecimento
VERDADE: Contrariamente à crença popular, a incontinência urinária não está apenas confinada aos idosos e, apesar das taxas de incontinência urinária certamente aumentarem com a idade, entre 20% e 30% dos pacientes são mulheres jovens. Exercícios do pavimento pélvico, modificações no estilo de vida e tratamentos médicos podem melhorar significativamente os sintomas.
MITO #9: A Endometriose é Apenas Dor Forte Durante o Período
VERDADE: A endometriose é uma condição crónica em que o tecido semelhante ao revestimento do útero cresce fora dele, causando dor pélvica forte, períodos intensos e, em alguns casos, problemas de fertilidade. Muitas vezes requer cuidados médicos especializados para diagnóstico e tratamento.
MITO #10: Sexo com Dor é Inevitável
VERDADE: A dor durante o sexo não é normal e pode indicar várias questões subjacentes como infeções, desequilíbrios hormonais ou até mesmo fatores psicológicos. A melhor forma de diagnosticar a causa das dores durante o sexo é com uma visita a um ginecologista. Muitas vezes, a solução é simples e eficaz, mas envolve um tratamento médico ou uma mudança na dieta ou estilo de vida.