Do crescimento da barriga aos inchaços, não é novidade que a gravidez é responsável por algumas mudanças no corpo feminino. Porém, algumas mulheres podem ficar surpreendidas com o surgimento de uma linha escura na barriga. Esta área de pigmentação aumentada chama-se linea nigra e é bastante comum durante a gestação. Eis tudo o que precisa de saber:
O que é?
A linea nigra (latim para “linha negra) é uma linha vertical de cor escura que aparece na barriga durante a gravidez, estendendo-se da púbis até ao umbigo ou até ao topo do abdómen. A maioria das grávidas terá uma, mas é um pouco menos comum ou percetível em mulheres com pele clara. Uma curiosidade: também pode aparecer em recém-nascidos.
Porque é que aparece?
O surgimento da linea nigra está relacionado com níveis mais altos do que o normal de hormonas durante a gravidez. O estrogénio e a hormona estimulante dos melanócitos atuam nas células que contêm melanina, o pigmento que dá cor à pele. Não se sabe ao certo qual é o motivo para essas células aparecem mais escuras em algumas partes do corpo e não noutras.
A linea nigra é uma das maneiras mudanças pelas quais a pele pode passar durante a gestação. Algumas mulheres desenvolvem manchas mais escuras no rosto conhecidas como melasma ou “máscara da gravidez”. Muitas vezes, outras áreas pigmentadas da pele ficam mais escuras como, por exemplo, as aréolas, os grandes lábios, e as dobras.
Quando é que aparece?
À medida que os níveis hormonais aumentam, a linea nigra percetível desenvolve-se, geralmente, a meio da gestação. Na verdade, sempre esteve lá, mas não era visível. Essa linha é conhecida como linea alba (linha branca, em português) e, quando escurece, torna-se a linea nigra.
É possível evitar?
Não. Como a linha da gravidez está relacionada com os níveis hormonais, não é algo que possa ser evitado. Contudo, é possível tomar medidas para minimizar o melasma, o que, por sua vez, pode ajudar a minimizar a linea nigra.
- Usar proteção solar: a exposição aos raios ultravioleta (UV) do sol intensifica as mudanças de pigmento. Use um protetor solar que proteja contra os raios UVA e UVB, com FPS 30 ou superior todos os dias, mesmo quando não estiver sol lá fora, e reaplique com frequência durante o dia se estiver ao ar livre. Isso é válido mesmo para quem tem a pele escura. Embora a pele escura tenha mais melanina (pigmento) do que a pele clara e não se queime com a mesma rapidez, isso não é o suficiente para protegê-la da radiação UV prejudicial;
- Não fazer a depilação com cera: usar cera para remover pelos pode causar inflamação na pele, o que piora o melasma, especialmente em áreas do corpo que são afetadas por alterações de pigmentação;
- Usar produtos para cuidados com pele hipoalergénicos: os géis de limpeza e cremes faciais que irritam a pele podem piorar o melasma.
Quando é que desaparece?
Normalmente, a linea nigra ela vai desaparecendo de forma natural depois do nascimento, num período que pode ir dos três aos seis meses, que é quando as hormonas vão diminuindo gradualmente. Em caso de persistência, é recomendado procurar um dermatologista e fazer uma avaliação para verificar qual é o melhor tratamento, tendo em conta o tipo de pele da paciente.
A linea nigra surge em todas as gravidezes?
Se teve uma linea nigra na sua primeira gravidez, é provável que também tenha nas seguintes – mas nem sempre. Ela pode surgir mais cedo ou mais tarde, parecer mais fraca ou mais intensa, ou não aparecer de todo. Os especialistas não sabem qual é o motivo para variar de uma gestação para a outra. Tal como a gravidez, a linea nigra pode ser imprevisível.