
A cirurgia de pálpebras é uma das cirurgias mais frequentemente realizadas no nosso país. Um dos motivos para a sua popularidade deve-se ao facto de ter um grande impacto no rejuvenescimento da face.
Se perguntássemos a um cirurgião a que operação estética que se submeteria para melhorar a sua imagem, não duvido que a grande maioria responderia uma blefaroplastia. Esta cirurgia consiste basicamente em extrair ou repor gordura e/ou retirar o excesso de pele para corrigir a flacidez da pele das pálpebras.
O objetivo principal desta cirurgia é obter uma melhoria estética, mas a operação das pálpebras também tem uma importante componente funcional. O excesso de pele e flacidez das pálpebras e sobrancelhas faz com que, ao longo do tempo, as pessoas sintam perturbação na visão, com diminuição do campo visual, referindo frequentemente uma sensação de peso e cansaço progressivo.
Aqui desmistificamos que a blefaroplastia não é apenas uma cirurgia estética, embora em muitos casos seja realizada puramente para este efeito, porque há homens e mulheres que até têm um rosto cuidado e jovem mas, por condições internas e externas, o seu olhar está muito envelhecido e não condiz com o resto do rosto.
A partir de que idade se recomenda uma blefaroplastia?
Não existe uma idade ideal, antigamente realizava-se mais ao redor dos 60 anos, atualmente já procuram esta cirurgia pessoas a partir dos 40 anos, porque os resultados são muito naturais e, como expliquei anteriormente, muitas vezes o olhar está mais envelhecido que o resto do rosto e a blefaroplastia vem devolver às pessoas a beleza e harmonia que precisavam.
Em que consiste a cirurgia das pálpebras?
A blefaroplastia pode ser superior (só das pálpebras superiores), inferior (apenas as bolsas de gordura inferiores) ou completa (superior e inferior). Em todos os casos trata-se de uma cirurgia ambulatória, o que significa que o doente vai para casa no próprio dia. Cada cirurgia é individualizada para as necessidades de cada pessoa, ou seja, todas as cirurgias de pálpebras são diferentes.
A cirurgia consiste na maioria das vezes em retirar pele, noutras em extrair gordura, repor volume ou subir a cauda da sobrancelha, inclusivamente todos os passos anteriormente mencionados. Trata-se de uma cirurgia estruturada/volumétrica, com o objetivo de restabelecer a anatomia, função e beleza de cada olhar de forma individual. É uma cirurgia realizada sob anestesia local e sedação para conforto do doente. No entanto, em alguns casos, recomenda-se a anestesia geral, caso seja uma blefaroplastia inferior ou completa.
Como é o pré-operatório e a recuperação da blefaroplastia?
Apesar de ser uma cirurgia de ambulatório, a blefaroplastia deve ser devidamente avaliada. O pré-operatório exige a realização de análises ao sangue (coagulação e hemograma), bem como uma consulta com o anestesista. Pode ter de suspender alguns medicamentos segundo indicação médica.
O período pós-operatório é bastante simples, inclui algum edema (inchaço), desconforto ligeiro e eventualmente algum hematoma, mas difere muito de paciente para paciente. Estes sinais ou sintomas praticamente desaparecem após 7-15 dias. No entanto, a cicatrização e o processo de recuperação vai ocorrendo ao longo dos 2-3 meses seguintes. A cicatriz resultante é discreta e pouco perceptível. As pessoas sentem-se confortáveis a voltar ao seu trabalho 10-14 dias após a cirurgia.
Quais os cuidados a ter após a blefaroplastia?
– Aplicação de frio local repetidamente nas primeiras 48-72h
– Tomar a medicação analgésica
– Evitar o tabagismo e bebidas alcoólicas
– Dormir de barriga para cima
– Evitar atividade física no primeiro mês
Quanto tempo dura o efeito de uma blefaroplastia?
Depende muito do tipo de envelhecimento e genética de cada pessoa. É importante reconhecer que a blefaroplastia não pára o processo de envelhecimento (o que era bom!). Dependendo de cada caso, existem pessoas que não precisam de nova intervenção, mas outras que, pela sua genética, tipo de pele e estilo de vida, poderão novamente necessitar de uma nova intervenção e é possível operar sempre que existir indicação para tal.
Porquê procurar um cirurgião especializado em pálpebras?
Cada pessoa que procura uma cirurgia de pálpebras tem necessidades estéticas e funcionais únicas, daí que se deva individualizar cada caso. É fundamental que procure uma pessoa muito familiarizada com esta área em particular. É uma operação que oferece bons resultados custo-benefício com uma recuperação rápida e praticamente indolor. De qualquer modo não deixa de ser uma intervenção cirúrgica, pelo que não se deve banalizar. A zona periocular é muito complexa e se não se domina a anatomia, poderemos, além de obter resultados inestéticos, sofrer uma alteração funcional das pálpebras, como o olho não conseguir fechar ou até uma retração da pálpebra inferior. Convém sempre procurar um cirurgião com experiência em cirurgia de pálpebras, seja um Oftalmologista Oculoplástico (subespecialidade da Oftalmologia dedicada exclusivamente a esta área em particular) ou cirurgião plástico.
Dra. Ana Teresa Nunes é especialista em Oftalmologia. Áreas de diferenciação: Consulta Geral, Cirurgia de Catarata e Implanto-refrativa, Consulta de Cirurgia Plástica Ocular (Cirurgia de Pálpebras) e Rejuvenescimento Periocular (toxina botulínica, ácido hialurónico, skinboosters, peelings)