
ABACATE | Tal como o azeite, é rico em gordura monoinsaturada que ajuda a diminuir os níveis do LDL (mau colesterol) e a aumentar o HDL (o bom colesterol).
Também permite melhor absorção de betacaroteno e licopeno, nutrientes essenciais à boa saúde do seu coração. Junte a uma salada e deite por cima um pouco de sumo de limão para não oxidar.
AVEIA | O pequeno almoço que o seu coração agradece: papas de aveia. É um superalimento rico em ómega 3 e fibra que ajuda a manter baixos os níveis de LDL no sangue, a combater a obstipação e reforça o nosso sistema imunitário. Prefira os flocos de aveia tradicionais aos instantâneos.
FRUTOS DO BOSQUE | As framboesas, amoras, morangos, mirtilos, têm muitos antioxidantes e muitas propriedades anti-inflamatórias, fantástico para a saúde cardiovascular.
LEGUMINOSAS | Lentilhas, grão, ervilhas, feijões, são ricos em proteína, cálcio, fibra e ácidos gordos ómega 3. Um estudo mostrou que as pessoas que comiam leguminosas 4 vezes por semana diminuíam o risco de doença cardíaca em 22%
NOZES | Embora outros frutos secos também sejam benéficos (amêndoas, avelãs, pistáchios, macadâmias), as nozes são dos que têm mais ómega 3.
São também ricos em fibra e devem ser consumidos ao natural, sem sal, claro.
SARDINHA | Truta, salmão, arenque, atum, tudo peixes ricos em ácidos gordos ómega 3 e agentes cardioprotetores que não só reduzem os triglicéridos como “a tensão arterial, elevando o bom colesterol (HDL), tendo além disso uma ação anti-inflamatória, antitrombótica e antiarrítmica”, pode ler-se no site da Fundação Portuguesa de Cardiologia.
SEMENTES DE LINHAÇA | Mais uma vez, a fibra e os ácidos gordos ómega 3 são duas propriedades importantes deste alimento e fundamentais para o bom funcionamento do coração. Uma colher de sopa de linhaça moída na sopa faz maravilhas.
Por norma, o coração das mulheres bate mais depressa do que o dos homens:
78 bpm vs 70bpm
SINAIS DE ALARME NAS MULHERES
Sabia que as mulheres, além do sintoma ‘clássico’ de dor no peito, como os homens, podem ter outros sinais diferentes de enfarte?
. Desconforto ou dor no peito que se pode espalhar para o pescoço, maxilar, ombros e costas. Pode durar uns meros minutos ou pode desaparecer e voltar.
. Ansiedade repentina e inexplicável, cansaço e fraqueza.
. Palpitações, suores frios ou palidez.
. Falta de ar ou dificuldade em respirar.
. Dores de estômago, náuseas e vómitos.
. Sintomas febris suaves.