Uniformizar o tom da pele e acabar com as manchas é uma das principais preocupações das mulheres no que respeita aos cuidados com o rosto. Insere-se nesta franja? As causas para este problema são várias e a verdade é que podem surgir em qualquer idade.
Hiperpigmentação: o que diz a ciência?
A hiperpigmentação é “o escurecimento da pele, mais frequentemente causado por uma quantidade anormalmente alta do pigmento cutâneo melanina”, refere o Manual MSD.
As manchas escuras podem, assim, ser de diferentes tipos, sendo as mais comuns as manchas da idade, as manchas solares e as manchas pós-acne. Mas o que a ciência nos diz é que, seja qual for o tipo de mancha, a inflamação está no centro da questão e desencadeia um círculo vicioso.
- Produção de melanina: este pigmento natural que se encontra na nossa pele é responsável pela sua tonalidade. O excesso de produção de melanina contribui para a hiperpigmentação e manchas escuras;
- Inflamação: as condições inflamatórias da pele, como por exemplo o acne, podem sobreestimular a produção de melanina e provocar o escurecimento da pele nas zonas afetadas;
- Envelhecimento: à medida que envelhecemos, a capacidade da pele para regular a produção de melanina passa a ser menos eficiente, aumentando a probabilidade de desenvolver manchas indesejadas.
Fonte: especialistas da L’Oréal Paris
Como tratar as manchas escuras na pele do rosto?
Fixe este nome: niacinamida. É este um dos grandes segredos para conseguir uma pele mais luminosa e uniforme e que deve constar em qualquer rotina de cuidados do rosto anti-manchas (e não só!).
De acordo com os especialistas da L’Oréal Paris, “este potente ingrediente demonstrou clinicamente reduzir todo o tipo de manchas escuras nos vários tons e tipos de pele, incluindo manchas da idade, manchas do sol e manchas pós-acne”. Além disso, ajuda ainda a reduzir a vermelhidão, a mitigar o acne e tem ainda um poder hidratante, aponta um artigo do site norte-americano Practical Dermatology.
Rotina anti-manchas L’Oréal Bright Reveal
A nova gama L’Oréal Bright Reveal foi formulada por especialistas com niacinamida e proteção solar UV, com o objetivo de reduzir as manchas escuras e conseguir uma pele mais luminosa e uniforme. Inclui cinco produtos que, combinados, funcionam como uma poderosa rotina para corrigir manchas, mas ainda assim cuidadosa para poder ser seguida em qualquer idade.
“Com uma exfoliação em casa, inspirada na dermatologia de Bright Reveal, o tratamento em sérum anti-manchas e o fluído de proteção diária contra os raios ultra-violeta, oferecemos a resposta cosmética mais completa para tratar as manchas escuras e devolver à pele a sua luminosidade”.
Elisabeth Bouhadana, Diretora Científica Global L’Oréal Paris
A partida joga-se em três passos (e um extra), que, juntos, potenciam os resultados e devolvem luminosidade à pele. Além disso, esta rotina de última geração não só trata as manchas escuras, como também prenive que voltem a aparecer.
1º PASSO: limpar
Comece por limpar e eliminar as irregularidades da pele com este sérum gel de limpeza, forte contra as manchas e delicado com a pele.
Utilização: de manhã e à noite.
2º PASSO: corrigir e prevenir manchas
Este é o passo da rotina que não pode mesmo dispensar. O Sérum Niacinamida Anti-Manchas é a estrela da gama L’Oréal Bright Reveal e percebe-se porquê. Contém uma poderosa concentração de 10% de niacinamida e ácido amino-sulfónico que vai atuar diretamente no problema: reduzir a hiperpigmentação, exfoliar para eliminar as células mortas e suavizar a textura da pele. A presença de ácido hialurónico + glicerina ajuda ainda a hidratar e a combater o envelhecimento.
Utilização: aplicar 3 a 4 gotas sobre o rosto e pescoço limpos de manhã e à noite.
3º PASSO: hidratar e proteger com SPF50+
Outro passo indispensável é o da hidratação com proteção solar. Aplique todas as manhãs no rosto o Fluido ou o Creme Hidratante SPF50+, para quem prefere uma textura mais rica, e sinta a pele protegida. Com alta proteção solar, estes hidratantes diários também contêm niacinamida, ajudando na redução das manchas escuras do rosto.
Utilização: todas as manhãs, aplicar como um hidratante e antes da maquilhagem.
Um esforço adicional: exfoliar
Para potenciar esta rotina diária, pode ir um pouco mais além a cada duas noites. Este peeling exfoliante renova e prepara a pele para o tratamento anti-manchas Bright Reveal que se segue.
Utilização: aplique sobre o rosto limpo e seco e deixe atuar 15 minutos. Remova o excesso de produto suavemente com um algodão.
O que diz quem experimentou?
3,2,1… pronta para mudar o jogo e dar mais luminosidade à pele do seu rosto?
CONTEÚDO PATROCINADO