
Com o regresso às aulas na mente de milhares de famílias portuguesas, chegou a hora de arregaçar as mangas e mergulhar na procura de material para o novo ano letivo.
Ainda assim, enquanto há bens que têm de ser substituídos, como lápis ou canetas, há determinados produtos que podem ser reutilizados. Neste sentido, a livraria online sustentável Book in Loop dá três sugestões de como se pode reaproveitar algum material escolar antigo e tornar o regresso às aulas mais sustentável.
- Comprar a calculadora gráfica recondicionada (ou revendê-la)
A calculadora é um bem indispensável até ao dia em que chega o fim do percurso académico e deixa de ser necessária. Para garantir que esta continua a ser útil a futuros estudantes, há plataformas que permitem a compra e venda de calculadoras, como é o caso da Book in Loop, onde o aluno pode comprar calculadoras em perfeito estado a 50% do valor de mercado e ter um impacto positivo no ambiente ao reduzir a quantidade de lixo eletrónico no mundo; - Utilizar cadernos reutilizáveis
É comum que, com o tempo, vamos acumulando muitos cadernos de papel com apontamentos e exercícios. Os cadernos reutilizáveis permitem, de forma simples e ecológica, apagar e utilizar as mesmas páginas múltiplas vezes. Um desses exemplos é o “Infinitebook”, um caderno reutilizável que tem múltiplas variantes. - Comprar manuais escolares usados
Os manuais escolares ocupam o primeiro lugar no top de materiais mais dispendiosos, mas há soluções que podem ajudar. À semelhança das calculadoras, a reutilização de manuais escolares na permite poupar 50% do PVP e ter livros em bom estado, diminuindo a pegada carbónica e dando uma nova vida a estes produtos.
Estas são apenas algumas formas de reaproveitar material do ano letivo anterior e poupar na carteira, mas o desafio é ser criativo para alcançar novas soluções. A Book in Loop está desde 2016 a contribuir para esta circularidade e a ajudar famílias portuguesas, que já reutilizaram mais de 300 mil livros e pouparam cerca de três milhões de euros.
A partir deste ano, a plataforma reforça o seu compromisso com o meio ambiente ao disponibilizar manuais escolares novos que seguem uma política de descarbonização. Por cada livro, é retirado 1,2Kg CO2 da atmosfera, um valor estimado pela plataforma de economia circular para a pegada de carbono de um manual escolar, desde a sua produção até ao ponto de venda. No final da campanha de regresso às aulas, a Book in Loop vai investir 0,31€ por manual escolar na Goparity que serão direcionados para projetos certificados, nacionais ou internacionais, com impacto ambiental e social positivo.