Destes dois milhões e meio a três milhões de pessoas, apenas metade sabe que tem a tensão alta, só metade está medicada e cerca de 16% controlados. Mesmo que os números pareçam preocupantes, já representam um avanço: há 15 ou 20 anos, apenas 5 ou 6% dos hipertensos estavam a ser devidamente medicados, referem os responsáveis da Fundação Portuguesa de Cardiologia .
A hipertensão arterial é um inimigo silencioso: inicialmente não revela sintomas, só se descobre medindo a tensão arterial. Importa ainda lembrar que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal e matam cerca de 40 mil pessoas todos os anos.
Nesse sentido, os especialistas aconselham alguns passos simples para cuidar da saúde do seu coração:
– Meça a sua tensão arterial pelo menos uma vez por ano, se os níveis forem normais. Faça-o com mais regularidade se for fumadora, se sofrer de diabetes, obesidade ou tiver historial familiar de doença cardiovascular.
– Tenha uma alimentação saudável, pobre em gorduras de origem animal e em sal e rica em produtos hortículas, leguminosas e frutas. Prefira gorduras vegetais saudáveis como o azeite.
– Faça pausas regulares na sua rotina para combater o stress, que potencia a hipertensão.
– Mexa-se! 30 minutos diários de exercício físico seriam o ideal para prevenir as doenças cardiovasculares. Caminhada vigorosa, natação, bicicleta e corrida são alguns dos exercícios aeróbios mais recomendados.