O Tai Chi pode ajudar a controlar a diabetes, concluíram dois estudos realizados separadamente por cientistas australianos e de Taiwan, citados pela BBC. Ambas as pesquisas apuraram que esta arte marcial chinesa antiga ajuda no metabolismo do açúcar, baixando os seus níveis no sangue, e pode ainda beneficiar o sistema imunitário, ao contrário do que acontece com o exercício físico extenuante.
Uma das explicações avançadas pelos investigadores diz que a arte marcaial ajuda a baixar o nível de stress, reduzindo assim a emissão de adrenalina que, por sua vez pode provocar resistência à insulina e níveis altos de glicose.
Em ambas as pesquisas, os participantes aprenderam 37 movimentos de Tai Chi, praticando em três sessões semanais de uma hora, durante 12 semanas. No estudo australiano, para além dos benefícios descritos, os participantes ainda demonstraram ter mais energia, menos distúrbios de sono e menos dores.
Mas o Tai Chi tem mais benefícios reconhecidos para a saúde, nomeadamente alívio do stress, melhoria das funções cardiovascular, respiratória e da flexibilidade.